Para quem não conseguiu concluir o ensino fundamental ou o ensino médio, existe tanto na rede municipal quanto na estadual a modalidade de ensino para jovens e adultos (EJA). Com isso, a Associação Acorda Guriri lançou uma campanha para incentivar a melhoria do currículo dos moradores do balneário que se enquadram nessa situação.

Professora e membra da Associação, Rafaela Fávero explica que quem desejar pode se matricular em qualquer tempo na modalidade EJA, tanto nas escolas de Guriri quanto em unidades de outras localidades de São Mateus.

“Aqui, em Guriri, para o ensino fundamental, do 1º ao 8º período, tem a EJA na Escola Municipal Professora Herinéa Lima de Oliveira, e para o ensino médio tem na Escola Estadual Wallace Castelo Dutra. As matriculas estão abertas a qualquer tempo” – reforça.

Ela ressalta que a campanha é para a melhoria do currículo dos moradores. “Nós sabemos que têm várias empresas vindo para o Município, existe emprego. Só que, por falta de oportunidade ou por algum problema, essas pessoas pararam de estudar ao longo da vida e agora procuram concluir esse ensino, melhorar o currículo, para galgar vagas nessas empresas que já existem e nas que estão chegando” – enfatiza.

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia

Ela salienta que essa situação foi observada pela Associação em 2023, quando a entidade realizou uma a campanha de incentivo para os moradores do balneário transferirem o domicilio eleitoral. “Muitos residem em Guriri e vieram de outros lugares. No entanto, não trouxeram [transferiram] o Título de Eleitor. Observamos que muitas pessoas não concluíram os estudos, nem o básico. Foi aí que decidimos por fazer esse incentivo à educação de jovens e adultos” – complementa.

Foto do destaque: Pixabay

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here