Os representantes do Comitê de Crise, vereadores e líderes religiosos da Igreja Católica e igrejas evangélicas participaram de uma reunião na manhã de ontem no Centro Administrativo da Prefeitura.

O objetivo do encontro foi alinhar as ações sociais que estão sendo realizadas pelas igrejas e pelo poder público para que as doações cheguem a todos os afetados pelos impactos das chuvas intensas em São Mateus e da cheia do Rio Cricaré.

Coordenador do Comitê de Crise, o tenente-coronel Carlos Wagner frisa que as igrejas já fazem neste momento de crise “um trabalho maravilhoso”.  “O que a gente quer é formar força com a igreja para esse trabalho ser ainda maior”, disse.

Durante a reunião, o tenente-coronel frisou que a ação tem o objetivo de evitar que ações de diferentes entidades cheguem para a mesma pessoa, enquanto outras não são assistidas.

Sendo assim, ele recomendou que as doações recolhidas pelas ações das igrejas sejam concentradas no Comitê de Crise, que também passa a ter na composição representantes das igrejas. Representando o prefeito Daniel Santana, o secretário de Planejamento, Delcimar de Oliveira, reforçou a importância da unidade em prol da população afetada.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

 

UNIÃO DAS IGREJAS

Administrador da Paróquia de Guriri, o padre Jonathan Costa Rocha estacou ações que estão sendo realizadas desde o início dos alagamentos em Guriri.

“Com essa ação conjunta agora, setor público e igrejas unidas, cristãs, nós conseguiremos atingir um número muito maior de pessoas. Claro que o território paroquial da Paroquia São Daniel Comboni foi bem atingido. Areinha, Eldorado, Liberdade e Guriri. Mas, não é só igreja católica, tem fiéis de outras denominações” – frisa.

Então nesta unidade entre as igrejas, o padre entende que possa ser alcançado melhor e mais pessoas. “E com apoio agora também do setor público, nós daremos um passo significativo na reconstrução de São Mateus, como foi falado tão bem nessa nossa reunião” – acrescenta. Os párocos de São Mateus e Santo Antônio, padres Edivaldo Luiz Klipel e Patric da Silva Wanderley também estiveram presentes.

 

Leia também:   Carreta da saúde encerra passagem pelo ES com ação em São Mateus

EVANGÉLICOS

Presidente do Conselho de Pastores de São Mateus, o pastor Robson Aurélio avaliou como importante a reunião. “Como o tenente-coronel falou, ao invés de ficar cada um da sua geografia, a gente possa unir para que toda as geografias possam receber aquilo que está sendo feito, somando forças para que sejam realizadas com mais intensidade e sejam atendidas mais pessoas”, reforça.

O pastor destacou que o tenente-coronel Carlos Wagner reconheceu na reunião que as igrejas já realizam um trabalho social de forma contínua, mas que é necessário centralizar a coordenação para alcançar mais pessoas. Pastores de diferentes igrejas evangélicas e de localidades estiveram presentes.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here