A 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em São Mateus alerta para os riscos de queimadas e incêndios em vegetação, em especial por conta da prolongada estiagem acompanhada de intensas ondas de calor.

“Os incêndios florestais representam uma ameaça grave durante períodos de estiagem, pois as condições secas e quentes proporcionam um ambiente propício para o rápido alastramento do fogo. As altas temperaturas e a escassez de chuva tornam a vegetação mais suscetível a queimar, e uma pequena faísca pode desencadear um incêndio de grandes proporções” – explica.

“Fica o alerta: não provoque queimadas! Além de destruir habitats naturais e ecossistemas inteiros, os incêndios florestais podem ter impactos devastadores na qualidade do ar, na saúde humana e na economia local. A prevenção, a conscientização e medidas proativas de gestão florestal são fundamentais para minimizar os riscos e proteger as áreas vulneráveis durante esses períodos desafiadores” – complementa.

De acordo com a Companhia, no final de semana, por exemplo, os bombeiros combateram um incêndio no Bairro Forno Velho que teria se originado em uma área de vegetação, se espalhando para alguns veículos em um ferro velho. “A equipe agiu rapidamente, utilizando água e espuma (LGE) para controlar as chamas”, detalha.

Leia também:   Rio e partes de SP, ES e MG terão onda de calor até quinta-feira

Outro incêndio foi percebido na manhã desta terça-feira (14), no lado norte do balneário de Guriri. A fumaça atingiu uma unidade de saúde, várias residências e comércios, provocando transtornos.

 

Calorão e altas temperaturas seguem até o final de semana

A onda de calor que atinge parte do País, incluindo o Espírito Santo e, consequentemente, São Mateus, deve prosseguir até o final de semana. Não há previsão de chuvas para os próximos dias. Sem as chuvas para amenizar um pouco o calorão, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Bairro Litorâneo registrou temperaturas de quase 38ºC nesta semana no Município.

Leia também:   Rio e partes de SP, ES e MG terão onda de calor até quinta-feira

De acordo com os registros do Inmet, no domingo (12), os termômetros marcaram 37,3°C às 13h. Na segunda-feira (13), às 11h, a temperatura bateu 33,5ºC. Já nesta terça-feira, o pico na temperatura máxima ocorreu às 13h, quando os termômetros apontaram 32,6 ºC.

A previsão para esta quarta-feira é de temperatura máxima de 33ºC. Já na quinta, os termômetros podem atingir os 35ºC. No final de semana, a previsão do Inmet é que as temperaturas subam ainda mais, registrando 37ºC na sexta e 38ºC no sábado. No entanto, a sensação térmica pode chegar próximo ou passar dos 40ºC.

 

Foto do destaque: 1ªCIA-CBMES/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here