Membros da Associação Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj) e parceiros já estão ornamentando a Avenida Nove de Agosto, onde está localizado o Espaço Multesportivo Nicolau Falchetto, para a realização da décima edição da Semana Cultural Italiana.

Segundo o presidente da Amitaj, Rui André Basso, esse ano o evento acontece entre os dias 7 e 13 de agosto marcando a primeira década da festa que, de acordo com ele, tem como objetivo o resgate e a valorização da cultura italiana, além de ser um evento beneficente.

“No início, era para angariar fundos para a associação poder se estabelecer. Hoje, temos parcerias com outras entidades. O objetivo é dar incentivo para elas como a Pestalozzi e Casa Lar, por exemplo. Para a próxima Festa [2023] já estamos pensando em fazer para beneficiar o hospital” – destaca.

Além dessas parcerias, Rui frisa que a Semana Cultural Italiana só é tão rica e possível graças aos muitos voluntários que trazem cultura ao evento. “Temos bastante parcerias em termos de cultura em geral. São voluntários que vêm de fora. Estamos aguardando uma equipe de Rio Novo do Sul para se apresentar. Sempre vem grupos de Guaraná, Nova Venécia e outras localidades para apresentar as danças tradicionais italianas”.

Outro momento marcante é a carretella que neste ano ganhou novo nome, apesar de manter o mesmo formato dos anos anteriores. Trata-se do desfile com tratores ornamentados com cores e objetos que remetem à cultura italiana.

“Como o desfile é feito com os tratores, decidimos mudar o nome para tratorella. Nós temos uma coordenação para as famílias enfeitarem seus tratores, mas cada um faz ao seu modo. O desfile será no dia 13, às 17h” – detalha Rui.

 

“É tutti buona gente”

 

Jaguaré – A programação terá início com a Santa Missa na Igreja Matriz de Jaguaré no dia 7, às 7h30. Os demais dias serão animados com danças, desfiles, concursos, shows, sorteios e, é claro, comida italiana.

Atevaldo Inácio Gabriel, o Zico, que é membro da coordenação da Festa, faz questão de destacar a riqueza da culinária na Semana Cultural Italiana. “Este ano teremos uma novidade que é o pastel de polenta recheado. Além das iguarias da ampla culinária italiana como macarrão, angu com molho, capeletti, polenta, queijos e bons vinhos”, destaca.

Zico reforça que a Cantina Italiana funcionará todos os dias sempre a partir das 18h com a presença dos “nonos” e “nonas”. “É tutti buona gente e a todos, bon apetito”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here