O governador Renato Casagrande apresentou na manhã deste sábado (18) a nova matriz de risco do coronavírus no Espírito Santo. De acordo com o governador, a pandemia continua com crescimento maior na região central do Estado, nos municípios de Linhares, Aracruz e Colatina, porém afirma que a taxa de transmissão está em queda na Grande Vitória e demais regiões.

No norte do Estado, os municípios de Jaguaré, Pedro Canário, Ponto Belo e Vila Pavão, que estão classificados como risco alto, voltarão para risco moderado a partir de segunda-feira (20), quando entra em vigor o novo Mapa de Gestão de Risco do Espírito Santo.

Ainda de acordo com o novo mapa de risco, Nova Venécia e Sooretama, além de Vila Velério, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e Alto Rio Novo, estão classificados como risco alto no norte do Estado. São Mateus continua com o risco moderado e mantém todos os protocolos de restrição para o funcionamento da atividade econômica.

Conforme explicou o governador, a pandemia continua preocupante e exige ainda muita cautela. “Não há lugar no Estado em que se pode cruzar os braços e achar que acabou. Mudamos o mapa de risco porque o nosso sistema não colapsou, mas o número de óbitos ainda é muito grande. Então é preciso que as pessoas continuem em cautela. Precisamos continuar caminhando juntos”.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

Segundo o mapa de risco do Governo do Estado, que entra em vigor na segunda-feira, 19 municípios foram classificados como risco baixo, 45 como risco moderado e 14 como risco alto. Nenhum município foi classificado como risco extremo desde a instituição da matriz de risco pelo Estado.

No mapa de risco que vigora até este domingo (19) não há nenhum município classificado como risco baixo. O governador explicou que a mudança se deve ao aumento de disponibilidade de leitos no Estado. Casagrande disse que a taxa de ocupação de leitos neste sábado é de 76%.

REABERTURA

Com o novo mapa de risco de risco, os municípios da Grande Vitória, que estavam classificados como risco alto e voltaram para risco moderado, poderão ter a reabertura da atividade econômica, com o funcionamento do comércio de seguda à sexta-feira, das 10h às 16h. Com o risco alto, o comércio só poderia funcionar por segmento em dias alternados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here