Advogados de Jaguaré estão convocando as entidades e a população em geral para participarem de uma carreata pela manutenção da comarca no Município. O ato público está marcado para as 12 horas de segunda-feira (22), saindo do trevo da estrada de Fátima e passando pelo centro da Cidade e comunidades rurais.

A carreata passará pela Avenida Nove de Agosto, no Centro, seguindo em direção à Água Limpa. Depois, o ato prossegue no sentido a Barra Seca de Ponte Nova, volta pela BR-101 até Palmito e retorna para terminar defronte ao Fórum, no centro de Jaguaré.

A ação acontece em decorrência da integração da Comarca de Jaguaré à Comarca de São Mateus, aprovada pelo pleno do Tribunal de Justiça no dia 28 de maio. Com o texto aprovado, o

o Espírito Santo passará a contar com 41 comarcas ao invés das 69. O TJES calcula uma economia de R$ 12 milhões, sendo estimada, ainda, uma economia de mais de 25 milhões em razão da desnecessidade da contratação de serviços e de nomeação e designação de juízes e servidores para atuarem nas mesmas.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

A advogada Ana Paula Vieira idealizou a carreata junto com a colega de profissão Esther Pinheiro da Cunha. Ela entende que a Comarca de São Mateus não está devidamente estruturada para receber aproximadamente 9 mil processos jaguarenses. A advogada prevê ainda prejuízos da população com deslocamento, horários, pagamento de pedágios e de acesso de carentes à Justiça.

As advogadas Esther Pinheiro da Cunha e Ana Paula Vieira integram o grupo de advogados que participarão do ato na segunda-feira (22). Foto: Divulgação

Ana Paula ainda teme que entidades como Delegacia da Polícia Civil, Defensoria Pública e Ministério Público também fechem, a partir do fechamento do fórum.

A advogada disse que a carreata está recebendo apoio de outros advogados e outras pessoas de Jaguaré, além da 12ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A advogada disse que a Seccional da OAB no Espírito Santo entrou com ação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedido a suspensão integração de comarcas capixabas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here