A ginasta mateense Júlia Clarindo Martins, de 11 anos, conquistou medalhas de primeiro e segundo lugar nas categorias arco e mãos livres infantis, respectivamente, no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica. A treinadora Natália Oliveira Costa Lima detalha que o torneio aconteceu na sede da Sesport, em Vitória, no dia 20 de junho.

Na semana passada, ela foi um dos destaques na cerimônia de comemoração dos 14 anos de instalação do Batalhão da Polícia Militar de São Mateus, onde ela iniciou na modalidade esportiva e treina até hoje.

Segundo Agmara Clarindo, mãe da Júlia, a ginasta começou a fazer aulas há quase quatro anos e não parou mais. “Ela sempre quis fazer esportes e eu tinha mencionado com ela para fazer balé, mas ela não quis, disse que preferia algo mais dinâmico, com adrenalina. Com dois dias de aula experimental na ginástica, se identificou, amou. Já não quis mais sair. Fiz a inscrição, deu certo e está até hoje” – reforça.

Júlia Clarindo Martins foi campeã no arco e vice-campeã nas mãos livres infantil no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica. Na foto, com a mãe Agmara Clarindo, o pai Izomar Rodrigues Martins e a colega de equipe Yasmim Pessanha.
Foto: Divulgação

De acordo com ela, o próximo desafio da filha é uma competição nacional realizada em São Paulo. “Ela vai representar a nossa cidade de novo e está treinando todo dia, de segunda a sexta-feira” – frisa.

Agmara acredita que a filha levará adiante a ginástica. “Se ela sair da ginástica, acho que até adoeça. Ela gosta muito e é competitiva. Vai com força, ganhar e trazer medalhas. Fica toda feliz. Está treinando muito e com expectativas de continuar. Ela se identificou mesmo” – enfatiza.

O norte do Espírito Santo já conta com um destaque na ginástica rítmica no mundo, a pinheirense Geovanna Santos, que inicia nesta semana a disputa da Copa dos Faraós, no Egito.

 

Júlia terá competições também em Mato Grosso e Sergipe

A treinadora da Júlia, Natália Oliveira Costa Lima, conta que ela classificou no torneio estadual que, na verdade, é uma preparação para a disputa em São Paulo, em agosto. “Depois vem o Mato Grosso do Sul, em outubro, e o brasileiro, no mês de novembro, em Aracaju, Sergipe” – frisa.

De acordo com ela, os pódios foram conquistados em disputas que envolveram outras 23 meninas na categoria e faixa etária da Júlia.

Ela explica que a mateense treina no projeto que funciona dentro da sede do 13º Batalhão da Polícia Militar em São Mateus há dois, desde o início do projeto. No entanto, a ginasta já treina com Natália há quatro anos.

Natália acompanhou Júlia na disputa estadual.
Foto: Divulgação

“O projeto é voltado para crianças carentes e as aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Mas quando a gente vê que tem uma ginasta que tem o dom, investimos um pouco mais e colocamos para treinar todos os dias. As aulas são pela manhã e à tarde. O projeto está em funcionamento há dois anos e no ano passado tivemos meninas campeãs em São Paulo” – reforça a treinadora.

Natália dá aulas de ginástica rítmica há 8 anos e conta com o apoio da auxiliar técnica Thalita da Silva Mena. Formada em Educação Física, ela possui vários cursos na área e é arbitra de ginástica rítmica nas competições no Espírito Santo.

A capixaba, natural de Braço do Rio, Conceição da Barra, lembra que também conheceu a modalidade por meio de um projeto social.

“Esses projetos são de suma importância. Comecei em um projeto social onde conheci a ginástica e hoje é minha vida. Sei que é um projeto que tira as crianças das ruas, as ocupa e isso acaba se tornando o sonho da vida delas. Produz a disciplina, entre outras coisas, para a vida pessoal, não só profissional. Mesmo que elas não continuem nessa carreira como atleta, o esporte traz um benefício muito grande pessoal. É um aprendizado para a vida toda” – frisa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here