O Corpo de Bombeiros de São Mateus demonstrou as técnicas e como está preparado para o resgate de vítimas em casos de incêndios em edificações. O simulado foi realizado na manhã desta quinta-feira (4), dentro da programação da Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico. A atividade também integrou as comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, cuja data é 2 de julho. O local utilizado foi a Faculdade Multivix.

A simulação de resgate foi realizada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (4). Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Com fumaça atóxica, os bombeiros simularam uma situação com vítimas ilhadas dentro de uma sala, com dificuldade de sair em segurança do local. Elas foram interpretadas por quatro funcionários da Multivix e cinco alunos do Colégio In Pacto, sendo resgatadas pela janela com a utilização de cordas e outros equipamentos. “Foi muito legal porque a gente acaba aprendendo o que fazer em momentos difíceis e é bom ter conhecimento nestas áreas”, disse a estudante Ana Beatriz Teixeira Ferreti.

A simulação de resgate foi realizada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (4). Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O tenente Vinicius Marti Pedroni Borgo relata que este tipo de incêndio tem riscos diversos, entre eles da chama, do calor, da inalação de fumaça, da descarga elétrica, do desabamento, do colapso estrutural e de queimar determinada substância tóxica que possa estar no local. “O militar é um profissional que lida com diversos riscos para trazer um pouco mais de segurança a um ambiente de caos” – sustenta.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus
Na simulação, as vítimas foram resgatadas pela janela do edifício. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Neste contexto, o tenente Pedroni ressalta que as principais orientações às vítimas em casos de incêndio em edificações são buscarem sempre as saídas de emergência, se possível rastejar para sair da edificação, já que ao solo é onde tem a maior quantidade de oxigênio disponível em ambiente de fumaça. Ele salienta que a vítima só deve tentar combater o fogo em princípio de incêndio, não sendo possível deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here