Administrada atualmente por Clebson Coutinho Bazoni, a Bazoni Empreendimentos Imobiliários mantém quatro projetos na área ambiental sob a responsabilidade dos engenheiros agrônomos Rodrigo Silva Araújo e Gisela Azevedo Taufner.

São eles: Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Plano de Manejo Florestal Sustentável, Projeto de Arborização, Áreas Verdes e Paisagismo e o Projeto de Educação Ambiental Praia do Bosque.

“A Bazoni Empreendimentos se dedica à incorporação de empreendimento imobiliários, obras de terraplanagem, construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, obras de urbanização –ruas, praças e calçadas, instalações hidráulicas, sanitárias e de gás–, dentro outras atividades” – destaca a empresa.

De acordo com a Bazoni Empreendimentos, a empresa e o Loteamento Residencial Bom Jesus têm em Clebson Coutinho Bazoni “um administrador que não poupa esforços para a promoção do desenvolvimento urbano ordenado, atendendo toda a legislação ambiental e urbanística”.

“Inclusive, pelo fato de Guriri ser uma área de reprodução de tartarugas marinhas, os empreendimentos vêm atendendo às recomendações do Tamar/ICMbio quanto aos projetos luminotécnicos instalando placas informativas sobre o tema nas áreas de acesso a praia” – sustenta.

A proteção da vegetação nativa na ante duna da praia
é realizada pela Bazoni Empreendimentos no Bosque. ()Foto de divulgação)
Por meio do Loteamento Residencial Bom Jesus, a Bazoni Empreendimentos busca a promoção do desenvolvimento urbano ordenado, em respeito a legislação ambiental e urbanística no Bosque da Praia, em Guriri. (Foto de divulgação)

Condicionante ambiental

Com a obtenção da licença ambiental do Loteamento Residencial Bom Jesus, emitida em 2015, a proteção da faixa de vegetação passou a ser condicionante ambiental.

“Atualmente, o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas –PRAD– executado na área coexiste com as árvores de casuarinas sem prejuízo aparente ao desenvolvimento das espécies nativas e sem ocorrência de carreamento de areia para o continente”, detalha a Bazoni Empreendimentos.

“Quem chega ao Bosque da Praia percebe a presença das árvores, “que exercem um importante papel paisagístico e social para o Município sendo a única área de lazer gratuita e sombreada do Balneário de Guriri integrada ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas” – sustenta a empresa.

Do ponto de vista biológico, as espécies exóticas podem ser um sério problema para o ecossistema de um determinado local, a exemplo das árvores das acácias (Acacia mangium), que possuem como característica principal a rusticidade e reprodução espontânea, com sementes sendo propagadas pela ação dos ventos e aves.

Segundo o engenheiro agrônomo Rodrigo Silva Araújo, “a espécie é facilmente registrada nos mangues, restingas e beira de praia, ocupando espaço da vegetação nativa, gerando expressivo impacto aos poucos fragmentos de Mata Atlântica existentes na região”.

Ao contrário da Acácia, ele aponta que a espécie casuarina plantada no Bosque não se propaga espontaneamente “sendo de fácil controle e com grande potencial para o manejo, o que reduz significantemente o dano ambiental no entorno do local onde estão inseridas”.

DESAFIOS
“Os desafios em prol do desenvolvimento sustentável na área do Bosque são enormes. Atualmente a principal questão que interfere e afeta a natureza do local é o lixo e o microlixo descartado de forma indevida por pessoas que o frequentam. Apesar de existirem lixeiras em toda a área, as pessoas ainda fazem o descarte de maneira indevida, no chão, na praia e na natureza” – detalha a Bazoni Empreendimentos.

Os projetos ambientais são de responsabilidade dos engenheiros agrônomos Rodrigo Silva Araújo e Gisela Azevedo Taufner. (Foto de divulgação)

Projetos desenvolvidos

São Mateus – Dentro do projeto de recuperação de áreas degradadas, a Bazoni Empreendimentos frisa que há o cercamento de ante duna da praia a fim de evitar pisoteio e favorecer o desenvolvimento da vegetação nativa. Atualmente estão sendo realizados o plantio e replantio de mudas de restinga para enriquecimento florístico e controle de plantas invasoras.

O Plano de Manejo Florestal Sustentável consiste na integração da arquitetura local aos principais fragmentos florestais existentes.

A Bazoni Empreendimentos frisa que aguarda autorização da Prefeitura de São Mateus para ser executado o Projeto de Arborização, Áreas Verdes e Paisagismo. “Consiste no plantio de árvores em novas áreas do loteamento, com implantação de espaços de convivência com playground e áreas de lazer para moradores e visitantes”, destaca.

Já o Projeto de Educação Ambiental Praia do Bosque, em desenvolvimento desde 2022, já realizou ações pontuais de educação ambiental por meio de caminhada ecológica, dinâmicas de grupo, arborismo, cultura e lazer com abordagens a temas necessários para a região, como Lixo na praia e microlixo e as consequências para a fauna marinha.

Clebson Bazoni é o gestor da Bazoni
Empreendimentos Imobiliários.(Foto de divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here