Manifestações do Carnaval de rua por excelência, os blocos são uma tradição que remonta ao século XIX, estão presentes em praticamente todo o País e, em São Mateus, não são uma exceção: os tamborins já estão esquentando para o desfile, que acontece em Guriri.

Já estão em ritmo de ensaio, por exemplo, o Bloco Bola Preta e o Bloco do Pintinho. Rivais só para efeito de Carnaval, têm mais de 20 anos de história e são originários da extinta Escola de Samba Unidos do Sernamby, como conta Renan Cesana, o Pintinho.

“O Carnaval era aqui na Cidade, tinha os bailes no Ouro Negro, tinha escola de samba, aí acabou a escola e a gente fez o bloco, para não perder a tradição. E mesmo com todas as dificuldades desfilamos até hoje, mesmo depois que o Carnaval de Guriri incorporou os trios elétricos, cresceu em importância e passamos a sair lá” – afirma Pintinho.

Jorge Luiz Machado, o Jorge Carioca, do Bloco Bola Preta, alimenta um sonho: “Acreditamos que um dia voltaremos a ser escola de samba. Todos os anos criamos um samba-enredo, o Bola Preta sempre sai com cerca de 40 integrantes na bateria, com puxador e cavaquinho. É questão de honra fazer bonito na Avenida”. (Por Júnior Eler, Secretário de Comunicação de São Mateus).

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here