O 13º Batalhão da Polícia Militar registra no primeiro quadrimestre de 2021 uma redução de 23,15% dos crimes contra o patrimônio, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado refere-se a área que envolve os municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações o comandante do Batalhão, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira, detalha que foram registrados no quadrimestre encerrado em abril um total de 584 crimes contra patrimônio. Em 2020, no mesmo período, foram 760.

Entre os destaques, está uma diminuição de 196 para 77 roubos a pessoas, queda de 60,71%. O tenente-coronel acrescenta que também obtiveram redução os índices de furto a pessoa (-38,46%) e furto em residência (-29%).

O comandante Mateus detalha que a tendência de queda dos crimes contra o patrimônio na área do Batalhão é observada desde 2019. Ele salienta que é difícil fazer uma análise global sobre o motivo destes crimes estarem em redução, “porque a gente tem que lembrar que cada crime tem uma característica específica”.

Leia também:   Carreta da saúde encerra passagem pelo ES com ação em São Mateus

Com relação a ocorrências com veículos, o comandante do Batalhão revela que foi registrada uma queda de 40,36% nos roubos, pois aconteceram 109 no primeiro quadrimestre de 2020 e 65 no mesmo período deste ano. Já com relação aos furtos de veículos, ouve um aumento de 6,97% no primeiro quadrimestre de 2021. A diferença entre roubo e furto é que, no primeiro caso, há violência contra a vítima, enquanto que em furto não há essa situação.

 

ONDE AUMENTOU

No entanto, houve aumento nos crimes contra o patrimônio, como roubo a estabelecimento comercial, sendo 25 no ano passado e 49 neste ano, o que representa uma alta de 96%. O furto em estabelecimento comercial, quando não há vítima presente, também aumentou –de 46 para 52– em 13,04%. Já nos roubos em residência houve aumento de 13,33%.

 

Aumento

na realização

de operações

policiais

 

São Mateus – Nos primeiros meses de 2021, a Polícia Militar ampliou para 5.898 a quantidade de operações policiais na área do Batalhão de São Mateus. No mesmo período de 2021 foram realizadas um total de 5.258 operações.

Leia também:   Adolescente é assassinada a tiros em Pedro Canário

O tenente-coronel Mateus Garcia Pereira enfatiza que a Polícia Militar tem feito um trabalho exemplar, mas defende uma legislação mais rigorosa para um efetivo combate à criminalidade.

Por exemplo, ele cita uma situação ocorrida em Guriri, onde criminosos cometem furtos em estabelecimentos, são presos, mas colocados em liberdade logo em seguida porque o crime não é considerado “como de violência e ameaça à vítima”.

O comandante entende que a sociedade poderia cobrar do parlamento federal mudanças nas leis. “É triste uma pessoa lutar para manter o comércio aberto e ser alvo de criminosos, que acabam impunes”, complementa.

 

Foto do destaque: Arquivo TC digital

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here