O prefeito de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba, Enivaldo dos Anjos, decretou nesta terça-feira (23) lockdown e toque de recolher no Município a partir desta quarta-feira (24). De acordo com o decreto, as medidas valerão até a próxima segunda-feira (29). O toque de recolher vale a partir desta quarta e será das 20h até as 6h.

No decreto, o prefeito justifica as medidas são para tentar conter “o grave avanço da covid-19”. Nesta semana, um estudo apresentado pela Secretaria Estadual da Saúde apontou que Barra de São Francisco, junto com Piúma, é um dos municípios epicentro da nova variante do coronavírus, a B.1.1.7, ou variante do Reino Unido, no Espírito Santo.

Segundo o secretário Nésio Fernandes, essa nova variante, que apareceu também em São Mateus no final de dezembro, é de contágio mais rápido e mais letal.

Em Barra de São Francisco, fica suspenso o funcionamento de quaisquer serviços e atividades. “Farmácias e supermercados somente poderão funcionar por meio do sistema de entregas (delivery), devendo serem mantidos fechados para acesso do público ao seu interior, proibida a abertura parcial de portas, portões e afins, bem como o atendimento ao público externo no interior, com ou sem horário marcado, e na porta do estabelecimento” – diz o decreto.

A limitação de dia de atendimento ao público presencial não se aplica para assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares; serviços públicos considerados essenciais, de acordo com manifestação do Chefe do Poder Executivo Municipal; assistência social e atendimento à população em situação de vulnerabilidade; serviços funerários.

O Decreto 045-A/2021 declara ainda “situação de calamidade e emergência em saúde pública no município” e “acrescenta medidas qualificadas extraordinárias para seu enfrentamento”.

 

 

Foto do destaque: Weber Andrade/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here