O tradicional Baile de Congo de Conceição da Barra, que faz parte do ciclo de festas de São Benedito das Piabas, e que teria ensaio geral realizado nesta quinta-feira (30), teve que ser cancelado também nesse ano.

Segundo a assessoria de comunicação do evento, diferente de 2020, quando o cancelamento se deu por conta da pandemia, as festividades deste ano não terão o Baile de Congo devido a problemas de saúde que o Mestre Berto Florentino está enfrentando. De acordo com os relatos, na segunda-feira (27) o Mestre Berto foi diagnosticado com problemas cardíacos e o quadro de saúde dele piorou com o passar dos dias.

Além do Mestre Berto, outros membros do grupo, como Totonho, Quino, Silvanir e Floro enfrentaram e ainda enfrentam problemas de saúde. No entanto, o ativista cultural e vassalo do Rei de Bamba de Conceição da Barra, Enio Ardohain, afirmou à Reportagem que, “tendo em vista que já não cumprimos com nossas obrigações para com o Santo desde o ano passado devido à pandemia, entendemos por bem que a data não deva passar em branco e que a devoção precisa ser mantida”.

Segundo ele, em acordo com os festeiros, a opção foi por realizar uma Ladainha no Córrego do Alexandre, residência de Toninho, nesta quinta-feira (30), com a participação dos integrantes do grupo e aberta àqueles que se dispuserem a estar presentes.

“No dia 1⁰ de janeiro o grupo participará da missa, mas não haverá apresentação do Baile de Congo. A família Dealdina oferecerá o tradicional almoço após a missa” – complementa Enio.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here