Uma aula inaugural está sendo preparada para recepcionar os estudantes no dia 9, marcando o início do ano letivo de 2023 em São Mateus. As informações foram transmitidas à Rede TC de Comunicações pela secretária municipal de Educação, Marília Silveira, em entrevista na tarde desta terça-feira.

Ela explica que somente as aulas nas escolas municipais de tempo integral iniciam no dia 13, já que as esquipes das unidades do Município que oferecem essa modalidade de ensino passam por período de formação e adequação.

De acordo com ela, as equipes da Secretaria ainda estão planejando os detalhes da aula inaugural, assim como local e para quais estudantes da rede municipal, mas é certo que a programação terá a presença do rapper capixaba Cesar MC. Os demais alunos serão recepcionados nas unidades escolares com acolhida realizada pelas equipes.

Marília adianta que antes de iniciar o ano letivo para os estudantes, acontece uma formação para os professores e demais equipes escolares, nos dias 6, 7 e 8. Segundo a secretária, parte da formação será feita na sede da Secretaria, no Bairro Carapina, com a contribuição de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A formação será complementada por técnicos da Secretaria nas respectivas unidades escolares dos profissionais.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

 

RECUPERAÇÃO DO APRENDIZADO

O objetivo neste ano, segundo Marília, é melhorar a qualidade do ensino ofertado pelo Município. Ela adiantou que o foco será a recuperação e fortalecimento da aprendizagem afetada pelos três anos da pandemia do novo coronavírus, que começou no início de 2020.

“Para o ano letivo de 2023, o foco educacional será o processo ensino-aprendizagem. Recuperar, fortalecer, apoiar estudantes e profissionais da educação para que juntos possamos ampliar e aprofundar as aprendizagens” – reforça Marília.

Orientadas pela secretária Marília Silveira, equipes da Secretaria de Educação preparam o início do ano letivo de 2023.
Foto: Divulgação

Ela afirma que a Secretaria de Educação conta com um plano de ação focado em ampliação do tempo na escola, com a implantação de escolas de tempo integral e também de atividades no contra turno, material didático e formação continuada.

“Além da presença cotidiana da Secretaria dentro das escolas, dialogando sobre as possibilidades didáticas, ou seja, ações que vão subsidiar o trabalho desenvolvido nas escolas. E ainda como intervenção, esse ano ampliamos o quantitativo de psicólogos atuando na rede educacional. Eram dois e agora serão quatro psicólogos e um fonoaudiólogo atuando em prol do processos ensino-aprendizagem” – complementa a secretária.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

 

Matrículas e rematrículas ainda podem ser feitas na Secretaria ou nas escolas

 

Quem perdeu os prazos de matrícula, rematrícula, transferências interna e externa, ainda pode realizar as solicitações ou confirmações na sede da Secretaria de Educação ou nas unidades escolares do Município.

De acordo com a secretária de Educação, Marília Silveira, os prazos para realizar os serviços por meio do sistema online da Secretaria já se encerraram, mas os pais ou responsáveis ainda podem fazer os pedidos e confirmações presencialmente.

Ela explica que é necessário aos pais ou responsáveis pelos estudantes comparecerem aos locais indicados municiados de documentos pessoais e do aluno, além de comprovante de residência no Município.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here