Oito entidades apresentaram documento ao Governo do Estado solicitando reunião para discutir com a empresa vencedora da licitação alternativas para o projeto da macrodrenagem de Guriri.

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus e Bosque da Praia, Clebson Coutinho Bazoni confirma que a reunião foi marcada para o dia 7 de dezembro. Ele afirma que o objetivo não é impedir o início da macrodrenagem, mas sim sugerir alterações no projeto.

No documento apresentado por Clebson Bazoni, também assinam os respectivos presidentes das associações de Surf da Ilha de Guriri (Asig); de Moradores do Mariricu (Amomar); de Moradores, Pequenos Produtores Rurais do Brejo Velho, Ranchinho e Adjacências do Município de São Mateus; Comunitária e Recreativa da Ilha de Guriri (Acorda Guriri); de Pescadores do Balneário de Guriri do Município de São Mateus (Aspeg); Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), além do Rotary Club de São Mateus Ilha de Guriri Distrito 4410.

Conforme relata Clebson Bazoni, Guriri apresenta formação geológica denominada restinga, “de influência fluviomarinha”, com lençol freático raso –média de 3 metros de profundidade–, não retendo com eficiência a água das chuvas o que leva ao afloramento na superfície ocasionando os alagamentos como acontecem há anos no balneário de Guriri.

Leia também:   Documentário aborda educação patrimonial no Sítio Histórico

Ex-vereador e empresário do setor de loteamentos, Clebson Bazoni mora em Guriri há cerca de 40 anos e afirma que já acompanhou alagamentos ao longo de todos esses anos na Ilha.

Por isso, frisa que no empreendimento que ele possui no lado sul de Guriri, executou um projeto com o objetivo de drenar o terreno em períodos de grandes volumes de chuva, “sendo exemplo de solução para o balneário”.

 

Como presidente de associação, destaca ainda que teve acesso ao projeto da macrodrenagem proposto pelo Estado, identificando que ele atenderá somente alguns pontos de Guriri, especificamente as avenidas Esbertalina Barbosa Damiani e Espera Feliz, além da área central, excluindo assim as outras regiões.

 

PROPOSTA ALTERNATIVA PARA DRENAGEM PLUVIAL EM GURIRI

 

Sugestões das associações

 

Diante do projeto de macrodrenagem apresentado pelo governo do Estado, Clebson Bazoni afirma que moradores, em conjunto com oito entidades representativas da Ilha, fizeram algumas sugestões, como a criação de duas novas galerias, sendo uma na Avenida Mar Negro e outra na Avenida Oceano Índico.

Leia também:   Produtos com selo de inspeção municipal de São Mateus agora podem ser vendidos também nos municípios do Prodnorte
Clebson Bazoni
Ex-vereador e empresário do setor de loteamentos, Clebson Bazoni mora em Guriri há cerca de 40 anos e afirma que já acompanhou alagamentos ao longo de todos esses anos na Ilha.
Foto: Divulgação

“Para que a drenagem seja feita com rebaixamento constante do lençol freático, onde mesmo em período de estiagem, a drenagem seja continuada para quando chegar os períodos mais chuvosos o solo possa suportar um maior volume de água, evitando os grandes alagamentos” – explica.

 

Mudança no lado norte

 

Clebson Bazoni detalha ainda que, ao analisar o projeto do Governo para a Avenida Espera Feliz, conhecida como a oitava avenida, percebeu que ela “está calçada e é o principal acesso de entrada e saída do lado norte”.

Diante disse, as entidades sugerem então que a obra não seja feita nesta via, e sim na avenida ao lado. “Nessa localidade não há calçamento e é onde ocorre o maior alagamento do balneário. É onde se encontra o ponto mais fundo da Ilha surgindo uma lagoa intermitente” – frisa.

Clebson Bazoni reforça que “o objetivo é auxiliar o Governo do Estado diante das necessidades da população de todo o balneário, indicando soluções que resultem em melhorias na qualidade de vida dos moradores”.

“Gostaríamos de agradecer à Sedurb [Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano], ao governador Renato Casagrande e ao vice-governador eleito Ricardo Ferraço, que nos têm dado a devida atenção”, afirma.

Leia também:   PRÊMIO TC EMPRESARIAL SÃO MATEUS 2024: Bento Venturim, presidente do Sicoob, é o Empresário do Ano em São Mateus

Ele salienta que o documento com as sugestões também foi protocolado na Prefeitura e na Câmara de São Mateus, incluindo ainda outras propostas de melhorias para Guriri e o restante do Município.

 

 

PROJETO DA MACRODRENAGEM DE GURIRI

 

Obra reivindicada pelo prefeito Daniel Santana, a macrodrenagem de Guriri foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em julho do ano passado.

A ordem de serviço para a elaboração do projeto foi assinada em 25 de junho deste ano, durante agenda do governador no balneário.

A obra, com investimentos de R$ 33,5 milhões, inclui ainda pavimentação nas avenidas Esbertalina Barbosa Damiani, Espera Feliz e Governador Eurico Vieira de Rezende.

Conforme detalha o Governo do Estado, as obras de macrodrenagem contam com a construção de galerias de concreto com objetivo de ampliar a capacidade de drenagem pluvial, escoando as águas e direcionando para o Rio Mariricu. O projeto prevê a construção de 4.170 metros de galerias de drenagem.

A empresa vencedora da licitação é a Lockin Construtora Eireli.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

2 COMENTÁRIOS

  1. Já se preparando para as eleições de 2023.
    O povo não é burro não.
    No seu pleito anterior quais foram os seus projetos aprovados e executados Sr. ex vereador Bazoni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here