Trabalhar a expressão artística e o autoconhecimento para auxiliar o processo terapêutico do paciente de dor crônica. Esses são alguns dos objetivos dos grupos de arteterapia, em funcionamento do Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, desde o início de maio.

Conforme detalha a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o funcionamento desses grupos acontece por meio da parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São Mateus com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

“A arteterapia faz parte do grupo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas práticas promovem o cuidado integral do ser humano e levam em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais da pessoa em tratamento, ao fortalecer o autocuidado” – reforça a Sesa.

Durante os encontros, os pacientes desenvolvem trabalho artístico com a temática proposta com o uso de recursos como papéis, tintas, colas, argilas, fios, cordas, sementes, sucata, entre outros.
Foto: Divulgação

De acordo com a pasta, os grupos arteterapêuticos do CRE de São Mateus foram criados para auxiliar os pacientes atendidos pelo Ambulatório Multiprofissional Especializado em Dores Crônicas (AmparADOR) que, após o atendimento psicológico oferecido durante o atendimento interprofissional, são indicados a frequentar a arteterapia. “Isso porque pacientes de dores crônicas sofrem com a alteração de neurotransmissores responsáveis pela percepção da dor e pode ter ligação também com as emoções”, reforça.

Leia também:   Creche realiza Arraiá da Família neste sábado em Guriri

 

Ajuda no gerenciamento de dor

A Sesa afirma que os grupos são mediados pelo professor e arteterapeuta Jefferson Pessoa, do Departamento de Ciências da Saúde do Ceunes. O especialista explica que, dentro do contexto dos pacientes de dores crônicas, a arteterapia oferece cuidado psicossocial que ajuda no gerenciamento de episódios de dor; auxilia no desenvolvimento de potencialidades a partir da expressão verbal e não-verbal; e fortalece recursos físicos, cognitivos e emocionais.

“A arteterapia apoia a compreensão e o entendimento de seus processos internos, o que facilita a reconciliação de conflitos emocionais, a autopercepção e ampliação do repertório comportamental, melhorando a autoestima, fortalecendo a identidade e contribuindo, portanto, para o desenvolvimento pessoal. O processo arteterapêutico respeita a singularidade de cada paciente, auxilia na ressignificação de velhos valores e no comprometimento com a proposta existencial, isto é, o estilo de vida” – destaca Jefferson Pessoa.

Durante os encontros, os pacientes desenvolvem trabalho artístico com a temática proposta com o uso de recursos como papéis, tintas, colas, argilas, fios, cordas, sementes, sucata, entre outros. Entretanto, outras formas de arte também podem ser envolvidas nesse processo como música, teatro e fotografia.

Leia também:   Marcus da Cozivip afirma já ter seis partidos alinhados com a pré-candidatura dele a prefeito

No primeiro mês de atividade, o arteterapeuta Jefferson Pessoa frisa que foi possível identificar algumas análises preliminares com os pacientes, como a melhoria da autoestima, criatividade e percepção da autoimagem. “Auxiliando na reflexão sobre limitações, oportunidades e reconhecimentos fundamentais que podem atuar como fator protetor contra agravos à saúde mental” – informa Jefferson.

Para ter acesso, o paciente deve primeiro procurar atendimento na unidade de saúde, que irá encaminhar para tratamento especializado na rede estadual. As atividades são realizadas às quartas-feiras, no período da tarde.

 

SAIBA MAIS

 

. AmparADOR

Iniciado em março, no CRE Norte, em São Mateus, o AmparADOR é um projeto da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Norte, em parceria com Ufes e a Universidade Vale do Cricaré (UNIVC), para atendimento de pacientes de dores crônicas. O ambulatório é formado por uma equipe multiprofissional composta por uma médica, uma farmacêutica, um psicólogo e uma fisioterapeuta.

 

. Arteterapia no CAPS Cidade

O Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS Cidade, localizado em Cariacica, também utiliza a Arteterapia como uma prática complementar. Na unidade, funciona o Grupo Criart e os usuários desenvolvem atividades de pintura, desenho e escrita.

Leia também:   São Mateus tem saldo positivo de empregos no mês de maio

Para a atividade, o CAPS conta com uma sala de arte, onde são realizadas oficinas de expressão e comunicação, de artesanato, de sarau poético e de escrita criativa. As pinturas em telas são feitas de forma espontânea pelos usuários-artistas do local.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here