Uma vivência de mercado antes mesmo de sair da graduação. As empresas juniores ganham importância na formação dos profissionais, além de oferecer projetos com custo-
benefício que muda a realidade dos clientes. É o caso da Zetta Jr., formada por acadêmicos de Engenharia de Produção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Ela desenvolve ações de consultoria na gestão de custos e na área de produção dos contratantes.
Diretor de Marketing da Zetta Jr., Henrique Bertochi Torres disse que além da consultoria na gestão de custos na parte financeira, os acadêmicos conseguem aplicar a análise de estoque, previsão de demanda, a análise de capacidade e produção das empresas, por exemplo, analisar o tempo de produção, cronometrar o tempo, aumentar a produção da empresa e melhorar a qualidade.
Henrique frisou que a empresa Zetta Jr., criada em 5 de novembro de 2013 tem o propósito de fazer os membros terem uma vivencia empresarial, com contato direto com o mercado, prospectar clientes e realizando projetos. Conforme disse, pós-júnior da Zetta conseguiram estágios em grandes empresas como a Suzano e WEG.
Zetta expande consultorias
O diretor de Marketing Henrique Bertochi Torres disse que a Zetta Jr. tem a maioria dos projetos desenvolvidos em São Mateus. Contudo, ele ressalta que as consultorias prestadas estão em expansão em outros municípios, como Nova Venécia e Linhares.
A meta para 2018 é ultrapassar o número de 47 projetos vendidos a empresas da região. Os interessados em contratar a consultoria podem entrar em contato pelo telefone 9 9714-3704. A empresa júnior é composta por aproximadamente 20 membros. A cada seis meses são realizados processos seletivos para entrada de alunos, que vão substituir outros que deixam a empresa por questões de estágio, intercâmbio ou conclusão de graduação.
Henrique salienta que quando o acadêmico entra como membro da empresa júnior ele assina um termo de voluntariado, pois ela é sem fins lucrativos. Conforme explicou, o dinheiro arrecadado com a venda de projetos é revertido dentro da própria empresa para gastos administrativos e de documentação.
O membro quando realiza o projeto recebe uma bonificação, que será destinado a gastos com cursos, palestras e outras capacitações. O diretor de Marketing salienta que o valor dos projetos da Zetta Jr. chega a ser 50% mais em conta do que de uma empresa sênior.