Para debater o arranjo produtivo da pimenta-do-reino e da aroeira no norte capixaba, a Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo, ligada ao Ministério da Agricultura, realizou uma reunião com agricultores mateenses e órgãos de fomento agrícola nesta sexta-feira (25), na sede do Sindicato Rural. O superintendente Aureliano Nogueira da Costa explica que o objetivo foi lançar o Plano AgroNordeste em São Mateus, com oportunidade de melhorias de qualidade e produtividade das duas culturas, nas quais “o Espírito Santo já é considerado o maior produtor do Brasil”, com protagonismo mateense inclusive.

Com foco no desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural, o plano AgroNordeste foi lançado pelo Governo Federal em 2019, destinado a municípios da Região Nordeste e parte de Minas Gerais. Neste ano, 15 municípios capixabas foram inseridos, incluindo São Mateus.

Aureliano detalha que, com o programa, é possível captar recursos para o fortalecimento do arranjo produtivo da pimenta-do-reino e da aroeira, por intermédio de tecnologias e conhecimentos visando qualidade e produtividade.

 

Ele acrescenta que foram convidados representantes de instituições que compõem o Comitê Estadual de Coordenação do AgroNordeste, que são Banco do Brasil e Banco do Nordeste, além de Sebrae, Senar e Incaper. Outros convidados foram sindicatos, associações representativas de produtores, representantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e a deputada federal Soraya Manato, que esteve acompanhada do esposo Carlos Manato, além de representantes da Prefeitura de São Mateus. O presidente do Sindicato Rural de São Mateus, Renilto Correia, recepcionou a todos.

Leia também:   Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES 

 

Deputada Soraya reforça importância de boas práticas agrícolas e defende beneficiamento local

 

Atuante no debate do arranjo produtivo da pimenta-do-reino e da aroeira (pimenta rosa), a deputada federal Soraya Manato destaca que tem trabalhado, junto ao Governo Federal, para o fomento das boas práticas agrícolas.

“Para que possamos ter um produto de qualidade, sem contaminação, para que possamos continuar exportando, já que somos pioneiros na exportação tanto da pimenta rosa como da pimenta-do-reino. Temos a honra de sermos grandes produtores e vamos continuar assim” – enfatiza Soraya.

A deputada defendeu o beneficiamento local das pimentas para que os produtores possam ampliar a renda. Conforme disse, atualmente as pimentas são exportadas in natura e no exterior são transformadas em óleo para produtos alimentícios, cosméticos e medicamentos. “Queremos fazer isso aqui, vai gerar renda, emprego e mais qualidade de vida aos produtores”, sustenta.

 

MAIS QUALIDADE NA PRODUÇÃO

Presidente do Sindicato Rural de São Mateus, Renilto Correia reforça que o Município é destaque na produção de pimenta-do-reino e de aroeira e que o programa federal possibilita buscar ainda mais qualidade na produção. Ele frisa que o Sindicato Rural, junto com o Senar, já disponibiliza assessoria técnica e gerencial nas duas culturas.

Leia também:   Carreta da saúde encerra passagem pelo ES com ação em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here