. Líbano

O assunto da semana foi realmente a tragédia ocorrida no Líbano, onde a contagem de mortos já havia passado de 150 nesta sexta-feira, com mais de 5.000 feridos. Demonstrações de solidariedade foram vistas mundo afora, inclusive no Brasil, onde alguns pontos de cidades importantes receberam luzes e até a bandeira do país árabe. Porém, alguns parlamentares elevaram a preocupação a ações concretas. No Espírito Santo, o deputado Enivaldo dos Anjos, de Barra de São Francisco, enviou ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e ao Iema pedido que os órgãos investiguem a possibilidade de portos capixabas possuírem as mesmas condições favoráveis às que causaram a explosão em Beirute. Já em São Paulo, o deputado estadual Tenente Coimbra solicitou ao Ministério da Defesa a fiscalização de depósito de nitrato de amônia em Cubatão.

. Pedro Canário

Conforme havia adiantado à Rede TC, o procurador da Prefeitura de Pedro Canário Marcos Robério, o Binho, anunciou ontem que não irá concorrer ao cargo de prefeito. Ele disse também que não pretende ser candidato a vereador, cargo que já exerceu por várias oportunidades no Município. Porém ele deixou o caminho político aberto para entendimentos com outros pré-candidatos, podendo ser candidato a vice, ou oferecer apoio político. O comentário em Pedro Canário é que Binho pode ter descoberto algo na prefeitura que o tenha desapontado a ponto de cogitar a possibilidade de concorrer contra o atual gestor, visto que ele era tido como parceiro de primeira hora de Bruno Teófilo, que chegou a ser candidato a vice na chapa encabeçada por Binho em 2012.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

. São Mateus

Em São Mateus, Elizângela Preta anda dizendo a interlocutores que a pré-candidatura dela a prefeita está sofrendo uma espécie de boicote. Ela tem dito que um político mateense próximo ao governador Renato Casagrande vem fazendo lobby afim de tirá-la da jogada. Ela comenta que a ação é pelo simples fato dela ser mulher. Se o que ela diz se comprovar, que feio hein!?

. Deputados trabalhando

Os deputados capixabas mostraram serviço nesta pandemia. De acordo com um levantamento apresentado ontem pela Assembleia Legislativa, os parlamentares capixabas propuseram mais de 160 projetos sobre a pandemia do novo coronavírus. As medidas atendem necessidades nas áreas de saúde pública, apoio aos profissionais da linha de frente, educação e empreendedorismo. Alguns destes projetos já foram transformados em leis. Além dos projetos, a Ales também já apreciou 57 decretos de reconhecimento do estado de calamidade pública em vários municípios capixabas em razão da pandemia.

. Bancos

Acabar com as longas filas que se formam em torno das agências bancárias em tempos de pandemia está sendo um desafio. No momento em que uma parcela considerável da população busca as agências para receber auxílios emergenciais do Governo Federal ela encontra uma estrutura totalmente despreparada para enfrentar as aglomerações. O que se continua vendo em São Mateus, e outros municípios Brasil afora, são intermináveis filas, aglomerações de pessoas em ruas, calçadas, na frente das lojas. No Espírito Santo, tramita uma proposta que disciplina a adoção de medidas preventivas e restritivas pelas agências. Uma delas é a limitação do número de usuários para manutenção da distância mínima de segurança de dois metros entre pessoas nas filas dos caixas e corredores. O projeto também indica a aferição de temperatura e a higienização das mãos dos clientes com álcool em gel 70% na entrada das agências, que devem ser mantidas arejadas e ventiladas.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

. Eficiência

Segundo o projeto, as agências devem também disponibilizar pessoal suficiente para que os serviços sejam prestados com eficiência. O critério de eficiência especificado pela matéria é de atendimento em até 20 minutos nos guichês de caixa e de até 45 minutos para os demais setores. Outra medida prevista é o fornecimento de senhas numéricas de atendimento que identifiquem a instituição bancária e a agência, registrem o horário de entrada, inclusive na triagem e, ao final, o registro do horário de efetivo atendimento. Em caso de descumprimento, a proposta prevê aplicação de advertências e multas entre R$ 5 mil e R$ 30 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here