segunda-feira, dezembro 2, 2024
InícioCidadesWelington Secundino diz ter projetos de educação ambiental e para dar mais...

Welington Secundino diz ter projetos de educação ambiental e para dar mais agilidade em licenciamentos

-

Engenheiro agrônomo com especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Lavras, Welington Secundino foi escolhido pelo prefeito eleito Marcus da Cozivip para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a partir de 1º de janeiro de 2025. Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Secundino adianta que, entre os projetos que pretende desenvolver, estão o de oferecer educação ambiental e também para agilizar os processos de licenciamento ambiental.

“Tenho boas expectativas de conseguir os mesmos resultados que conseguimos na Agricultura quando fui secretário”, disse. Welington Secundino foi secretário de Agricultura na gestão do prefeito Lauriano Zancanela. Ele afirma que naquele período, o crescimento do PIB Agropecuário do Município fez com que São Mateus saísse do 10º para o 1º lugar no Estado. “Agora, a expectativa é fazer um trabalho de qualidade também no meio ambiente”, sustenta.

O futuro secretário salienta que ainda está tomando ciência das demandas prioritárias do setor. No entanto, entende que é importante trabalhar a área da educação ambiental em conjunto com a Secretaria de Educação. “Fazer um trabalho bacana com as crianças”, ressalta.

Leia também:   Valorização da herança africana no Brasil é tema de projeto na Escola Ceciliano Abel de Almeida
Natural de Mantena, Minas Gerais, Welington Secundino tem 67 anos e reside em São Mateus há 35 anos.
Foto: Divulgação

Welington Secundino disse ter o desejo também de apoiar projetos e trabalhar na liberação das licenças ambientais com maior agilidade. Ainda nessa área de licenciamentos, adianta o objetivo de diminuir os custos das licenças por entender que são muito altos. Outra intenção do futuro secretário é ampliar as coletas seletivas de lixo.

Perguntando sobre como são esses procedimentos são realizados atualmente, ele disse que ainda está analisando as informações repassadas pela equipe de transição.

 

Estimular adesão ao Programa Reflorestar

 

O futuro secretário de Meio Ambiente Welington Secundino ressalta que após ser indicado para comandar a pasta, foi a Vitória para conhecer “trabalhos interessantes”. Ele frisa que também já esteve no Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) em busca de mais informações sobre o Programa Reflorestar, do Governo Estado.

Secundino disse que a intenção dele é estimular a adesão de produtores rurais de São Mateus ao Programa, frisando que os agricultores recebem recursos para manter as florestas e também reflorestar áreas degradadas e nascentes, contribuindo para o uso sustentável do solo.

Leia também:   Educadoras mateenses defendem uso pedagógico do celular na escola

Outra frente em que pretende atuar é na doação de mudas de plantas nativas. Também demonstrou preocupação com a reparação dos danos ambientais provocados pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana, Minas Gerais, em 2015, e que atingiu o litoral mateense. “Ainda tem essa problemática, a barragem de Mariana. Grandes projetos podem advir” – sustenta.

Por fim, Secundino acrescenta que quer tonar a Secretaria de Meio Ambiente um modelo para outros municípios, com uma equipe profissionalizada. “Estamos procurando para conversar com todos os órgãos e instituições que trabalham meio ambiente no Município. Vamos procurar o Ceunes, o Ifes, faculdades particulares, entidades e ongs” – frisa.

 

PERFIL

Welington Secundino tem 67 anos e é natural de Mantena, Minas Gerais. Ele reside em São Mateus há 35 anos. Casado e pai de dois filhos, ele disse que trabalhou como engenheiro agrônomo no Incaper por 35 anos.

Também atuou como secretário municipal de Agricultura por oito anos. Neste período, lembra que foi formado o primeiro grupo pró-reciclagem de lixo de São Mateus. “Foi um trabalho do Incaper com professores”, complementa.

Leia também:   Inmet prevê tempo sem chuva nesta semana em São Mateus

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível