Em discurso durante a inauguração da nova sede da Câmara de São Mateus, o governador Renato Casagrande manifestou o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições e a sociedade no Espírito Santo e no Brasil. “Vou cumprir a minha missão como líder do meu Estado, com apoio da Assembleia Legislativa, dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, da sociedade capixaba, de ajudar o presidente Lula a pacificar esse País” – frisou o governador em entrevista coletiva.
Casagrande avalia que a reeleição dele, em 30 de outubro, significou “a manutenção de um caminho de fortalecimento institucional e da melhoria na prestação do serviço público”.
“Para o Brasil, a vitória do presidente Lula significou também uma possibilidade de trabalhar, daqui para frente, para pacificar as relações políticas desse País, voltarmos a política para o leito natural, de debate, de mediação de discussão, de encontro de caminhos através do debate e reduzir enfrentamentos. Acho que esse é o significado da eleição do presidente Lula” – enfatiza.
Em discurso, o governador enfatizou que, “ter uma Câmara de Vereadores, um Poder Executivo e instituições da Justiça fortes, é fundamental para o desenvolvimento”.
“São essas instituições que fazem o equilíbrio, peso e contrapeso na hora que alguém quer desequilibrar na sua função. Mas é muito importante que a gente compreenda que nenhum país, estado e município conseguirá se desenvolver de forma soberana e gerar prosperidade se a gente não tiver instituições fortes. Que elas possam funcionar, independente de quem esteja na frente delas, que possam controlar qualquer excesso de autoritarismo. Essa é minha certeza e é por isso que estou na vida pública: para fortalecer a instituições” – reforça.
Diálogo, paz, harmonia e amor
O governador Renato Casagrande afirma que o Espírito Santo, “além de ter cada vez mais serviços públicos de boa qualidade, quer ser o estado que pratica o diálogo, que cultiva a paz, que leva harmonia, palavras de amor a todas as pessoas”.
O governador afirmou que acredita no mesmo propósito do presidente eleito. “O presidente Lula terá a capacidade também de reduzir ou de não ter enfrentamento às instituições, de ter a capacidade de voltar para a política a sua prática de mediação, ao diálogo, ao sentar à mesa, a debater e discutir assuntos de interesse da população brasileira”, ressalta.
Governador externa gratidão e reafirma compromisso com o norte
Durante a agenda em São Mateus, o governador Renato Casagrande demonstrou, em todos momentos, gratidão pela expressiva votação no Município e no norte do Estado, declarando que ela foi importante para a reeleição. O governador reafirmou compromisso com o norte e “com todo o povo capixaba”.
“Foi muito caloroso comigo e eu sou muito feliz em poder vir aqui e fazer esse agradecimento e reafirmar o meu compromisso com o norte do Estado do Espírito Santo. Sempre falei isso e expressaram na urna, que quando a gente está no governo, o norte recebe investimentos e é isso que a gente vai continuar fazendo nesses próximos quatro anos para ajudar a desenvolver toda a região. A gente quer continuar investindo em infraestrutura, educação, em inovação é o que a gente deseja fazer cada vez mais para melhorar a vida das pessoas” – exaltou.
O governador ressaltou que está começando a pensar a nova equipe e que vai concluir a avaliação no mês de dezembro. “É o período que eu vou anunciar mudanças. Lógico que um governo com a equipe e o resultado que nós temos, um governo mais bem avaliado do Brasil, a gente vai ficar com parte da equipe. Vai ficar do jeito que está uma parte, vai mudar de lugar, e gente nova está chegando para poder oxigenar” – explica.
Casagrande frisou ainda que, a partir do dia 1° de janeiro de 2023, o Estado terá um novo governo. “Vamos energizar a equipe no segundo mandato. A gente tem que ganhar ainda mais velocidade, até porque nós preparamos esse estado nesses quatro anos para enfrentar os desafios que a gente tem pelos próximos quatro anos. A gente sabe que não será fácil em 2023, até porque o Governo Federal está desequilibrado com as suas finanças. O presidente Lula já está aí com as dificuldades para fechar o ano e o orçamento de 2023, debatendo com congresso federal. Mas, modéstia à parte, o Espírito Santo se preparou para passar o ano de 2023. Então, não vamos ter redução de investimento e a gente tem hoje as condições para fazer esse avanço” – complementou.