Ao concluir nesta semana um ciclo de visitas domiciliares no Bairro Aroeira e adjacências, os agentes de combate a endemias de São Mateus registraram 100 amostras positivas de larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A detecção dos focos foi relatada pelo coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Leones Arezzi. Avaliando que o número é alarmante, ele aponta que os criadouros poderiam ter sido evitados e pediu mais engajamento da população para uma conduta de prevenção.

Leones salienta que foram visitados 1.128 imóveis no Bairro Aroeira e adjacências. Foto: Divulgação
O levantamento registra que foram visitados 1.128 imóveis, sendo coletadas 138 amostras de larvas, sendo 38 de pernilongo e 100 positivas para aedes aegytpi. Leones especificou que, das 100 confirmações de mosquito da dengue, 40 foram de coletas em vasilhas e outros recipientes utilizados para bebedouros de animais, 30 em tambores e mais 30 em caixas d’água descobertas.

O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde salienta que, se os agentes de endemias não tivessem encontrado os focos, a localidade ficaria infestada de mosquitos. Ele acrescenta que a empresa de limpeza pública também esteve no bairro nesta semana e deixou tudo limpo.

Leia também:   Polícia Militar apreende três armas e detém homem de 24 anos

NOTIFICAÇÕES
Após um início de ano em que os casos de dengue cresceram mais de oito vezes em São Mateus, Leones disse que a situação se tranquilizou e parabenizou o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde. Em 2019, de janeiro até 18 de março, a Vigilância Ambiental havia registrado 386 notificações e 78 confirmações da doença. No mesmo período de 2018, foram apenas 154 notificações e nove casos confirmados.

Depois do dia 18, até a manhã desta sexta-feira (29), a Vigilância registrou 10 notificações: duas no Sernamby, duas no Bairro Vitória, duas no Bairro de Fátima (Ideal), uma na Vila Nova, uma no São Pedro, uma no Santo Antônio e uma no Bom Sucesso. Na semana que vem, o carro fumacê ficará concentrado nesses bairros. A Vigilância não recebeu novas confirmações de exames.

Leones relatou que o carro fumacê estrará concentrado nos bairros que tiveram notificações de dengue nas últimas semanas. Foto: Divulgação

CÂMARA
Na sessão da Câmara Municipal desta semana, o vereador Aquiles Moreira apresentou uma indicação para que o Município disponibilize um clínico-geral para atender a demanda de pacientes com dengue na Unidade Básica de Saúde Verônica Favalessa Pestana, no Bairro Santo Antônio. Ele justificou que os médicos que atendem na unidade são para agendamentos, com poucas vagas para pronto-atendimento, como na identificação dos casos de dengue.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros dentro de casa em Linhares

Apesar do levantamento apontar dez notificações desde o dia 18 de março, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Leones Arezzi, pondera que realmente podem ter ocorrido outros casos não registrados. Ele explica que há pacientes que não procuram as unidades de saúde e outros que buscam o serviço, mas não esperam para a notificação, com a coleta de exame. Ainda conforme o coordenador, há casos também de pessoas que pensam que estão com dengue, mas o médico acaba identificando outras doenças com sintomas semelhantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here