Com muitas novidades e diferentes sabores, os panetones, queridinhos das festas de fim de ano, já estão disponíveis nas gôndolas dos supermercados. Para este ano, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) é que a categoria cresça 5% em faturamento em comparação a 2018, chegando a movimentar R$ 735 milhões no período sazonal (novembro a janeiro).

Pelo terceiro ano consecutivo, a associação encomendou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo referentes ao produto à Kantar Worldpanel, que acompanhou a rotina de 11.300 domicílios, representando um universo de 52 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.
De acordo com a consultoria, em 2018 foram vendidas 39 mil toneladas de panetone, 2,5% a mais que em 2017, e o setor faturou cerca de R$ 700 milhões. Cerca de 20% dos lares brasileiros foram presenteados com o produto no Natal de 2018. Com relação aos segmentos mais consumidos, o destaque fica com os tradicionais, com 77% do volume em vendas, seguidos dos recheados, com 20,4%. Chocolate é o recheio preferido da população.

Presidente-executivo da Abimapi, Cláudio Zanão explica que a indústria inova constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos, gerando valor agregado ao produto. “Este alimento está presente em 53,6% dos lares brasileiros. Ou seja, mais de 30 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2018 e janeiro deste ano” – explica.

Quando falamos em exportação, de acordo com um levantamento realizado pela Abimapi, os Estados Unidos é o principal destino. “Lá, as vendas atingiram mais de US$ 8 milhões e 3 mil toneladas em vendas de novembro 2018 a janeiro 2019. Aqui, vale ressaltar um movimento conhecido como “mercado da saudade, fomentado principalmente por brasileiros imigrantes”.

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