Um sucesso! Esta é a avaliação do 7° Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé para o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), realizado dentro da programação da festa em comemoração aos 475 anos de São Mateus. O MutCom recebeu elogios inclusive da então governadora em exercício Jaqueline Moraes, que gravou mensagem em vídeo para os escoteiros do Brasil, enfatizando a dedicação do grupo mateense no plantio de mudas de árvores, em parceria com outras instituições, e no apoio ao Setembro Amarelo.

Em visita oficial a São Mateus como governadora em exercício, Jaqueline Moraes elogiou a atuação dos escoteiros do Brasil com o Mutirão Nacional de Ação Comunitária. Ela foi recepcionada pelo prefeito Daniel Santana, que apoiou a realização do MutCom dentro da programação da festa pelos 475 anos de colonização de São Mateus.

“Sou Jaqueline Moraes, governadora em exercício do Estado do Espírito Santo, e estou aqui para homenagear os escoteiros do Brasil, que fizeram um trabalho lindo na festa onde São Mateus comemora 475 anos. Parabéns aos escoteiros do Brasil por esse belo trabalho! Parabéns, São Mateus” – afirmou, no vídeo gravado ao lado da escoteira Isabella Lopes Henriques, do prefeito Daniel Santana e dos vereadores Paulo Chagas e Doda Mendonça, que visitavam estandes no Parque de Exposições, no Dia de São Mateus.

O MutCom para os escoteiros mateenses começou na Ladeira do Besouro, onde o bispo Dom Paulo Dal’bó abençoou a ação da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo, Caritas Diocesana e outros parceiros. De lá, os participantes do Projeto Água na Mesa seguiram para a centenária Biquinha, na Avenida Cricaré, onde plantaram mudas nas encostas para proteção das nascentes.

Um pouco mais tarde, no meio da manhã, escoteiros, chefes e pais seguiram para o Parque de Exposições para a ação social com o tema Valorização à vida, prevenção ao suicídio. Os escoteiros então distribuíram laços amarelos com brindes às pessoas, além de mensagens incentivadoras sobre a valorização da vida. O público-alvo foram os trabalhadores que atuavam na Festa da Cidade.

“A depressão é uma doença silenciosa. Dar uma palavra amiga já faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas. O grupo escoteiro sempre desempenha esse o trabalho entre seus membros, já que nossos três pilares são o amor a Deus, amor ao próximo e amor a si mesmo” – enfatizou a escoteira Mariana Nelli, que atua como escotista junto aos lobinhos.

MUTCOM EM
SÃO MATEUS

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, conhecido como MutCom, foi realizado simultaneamente em todo o Brasil, visando promover impacto social e capacitar os jovens para compreender e assumir um papel relevante e engajado na sociedade.

O pioneiro Marcos Vinícius destacou o companheirismo que o escotismo proporciona e a importância de ações junto à comunidade: “No escotismo, temos o dever de trabalhar por um mundo melhor. Por isso estamos trabalhando junto à sociedade, conscientizando-a de que sempre alguém precisa de ajuda e ser escutada. No escotismo somos todos uma família, onde os mais velhos ajudam os mais novos”.

A jovem sênior Ana Beatriz Soares também participou da programação e ressaltou a importância da filosofia escoteira no amor ao próximo. “É muito importante saber a dificuldade que os outros passam, ter empatia por outras pessoas. O escotismo promove a igualdade e tem como objetivo a inclusão e superação de dificuldades” – destacou.

O encerramento da programação matutina contou com uma palestra sobre valorização da vida, ministrada pelo professor Nilton Ribeiro, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Os escoteiros agradeceram o apoio da governadora em exercício Jaqueline Moraes e do prefeito Daniel Santana e secretariado municipal, entre outros colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here