Medo da vacina contra a covid-19? Nada disso!!! O clima durante a vacinação no sistema drive-thru em São Mateus entre os idosos com mais de 85 anos é de comemoração. Entrevistados pela Rede TC de Comunicações manifestaram a esperança de brevemente voltarem à normalidade, embora adiantem que seguirão com cuidados de prevenção.

Além do drive-thru, no Bairro Boa Vista (foto) e em Guriri, outras ações estão sendo planejadas para agilizar a vacinação contra covid-19 de idosos com idade acima de 85 anos. Foto: Wellington Prado/TC Digital

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira a vacinação por sistema de drive-thru em dois pontos: no Bairro Boa Vista, na rua lateral da Igreja Assembleia de Deus, e em Guriri, defronte à Capelinha.

No Bairro Boa Vista, os idosos chegaram em carro próprio, de táxi, ou de transporte de passageiros e até a pé. Eles receberam a primeira dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Edson Alves de Oliveira não quis esperar mais. Sem carro, ele pediu carona ao vizinho Edvaldo e levou a mãe Adalgisa Alves dos Santos, 85 anos, moradora do Bairro Vila Nova, para vacinar no Bairro Boa Vista.

Adalgisa Alves dos Santos se sente mais segura com a vacina e já está ansiosa para receber a segunda dose. Fotos: Wellington Prado/TC Digital

“Eu estava na expectativa. Preciso trabalhar e com minha mãe vacinada fico mais tranquilo sabendo que ela está mais segura” – ressalta Edson. A mãe Adalgisa disse que a vacina não doeu e que entende ser necessária a imunização para “ficar mais segura contra a covid-19”.

Leia também:   Perícia constata 10 perfurações em homem assassinado em bar no Bairro Boa Vista

Vacinação continua amanhã no Sernamby e Morada do Ribeirão

Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Eliene Sampaio destaca que além da vacinação por drive-thru iniciada nessa terça, outras ações estão sendo planejadas para agilizar a vacinação contra a covid-19 nos idosos com idade acima de 85 anos.

Desta vez, a vacina será aplicada a partir de quinta-feira nos bairros Sernamby, na unidade de saúde, e Morada do Ribeirão. Além disso, equipes volantes realizarão a vacinação na residências em idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.

Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Eliene Sampaio destaca que além da vacinação por drive-thru iniciada nessa terça, outras ações estão sendo planejadas para agilizar a vacinação contra a covid-19 nos idosos com idade acima de 85 anos. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Na sexta-feira, a ação será realizada na unidade de saúde de Nestor Gomes.

Eliene avalia que no sistema drive-thru as pessoas mostraram que estão ansiosas e que confiam na eficácia da vacina. Em pouco mais de uma hora, a equipe que estava no Bairro Boa Vista já havia vacinado 80 pessoas.

A Reportagem ficou sabendo que uma idosa acordou de madrugada, por volta de 1h, para se preparar para receber a vacina e fez com que a filha chegasse ao local de vacinação no Bairro Boa Vista às 5h.

Leia também:   TC vence Prêmio BNB de jornalismo em desenvolvimento regional

Presente de aniversário antecipado

Já o idoso Elói Dionízio foi logo cedo garantir o que define como presente de aniversário. Ele completa 86 anos no dia 4 de março.

Elói Dionízio, que completa 86 anos no dia 4 de março, foi logo cedo ao local de vacinação garantir o que define como presente de aniversário. Foto: Wellington Prado/TC Digital

“Eu estava na expectativa de chegar minha vez. Vacinei e não senti nada. Agora é aguardar mais 28 dias para a segunda dose” – ressalta.

Elói frisa que estava muito ansioso, pois desde o início da pandemia permanece em isolamento em casa usando máscara sempre. Para garantir a vacina, saiu do Bairro Alvorada de ônibus. Mesmo a pé, ele foi vacinado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“Uma bênção chegar essa vacina”

 Morador do Bairro Vitória, Alain Borges da Silva chegou ao local de vacinação com o neto Bruno Borges, que saiu do trabalho especialmente para levar o avô para ser imunizado.

“Estava ansioso para que ela [a vacina] chegasse e fosse vacinado” – relata Alain Borges da Silva. Foto: Wellington Prado/TC Digital
“Uma bênção chegar essa vacina. Eu estava ansioso para que ela chegasse e fosse vacinado” – relata Alain.

Ele disse que neste período de pandemia fica confinado, dentro de casa, sem fazer as coisas que gosta, como caminhar ou receber os familiares. Agora, está na expectativa de receber a segunda dose para se sentir ainda mais seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here