A quinta onda da covid-19 no Espírito Santo foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes. Diante do comunicado e observando o aumento de novos casos em São Mateus na semana de 29 de maio a 4 de junho, o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, prepara uma portaria para reforçar a recomendação de uso de máscaras em locais fechados no Município.

“Essa quinta onda, ela se desenhou já em seis semanas completas de crescimento de casos, onde até a quinta semana deste crescimento os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Na última semana os casos quase dobraram em sete dias” – disse Nésio Fernandes em pronunciamento realizado na tarde de segunda-feira (6).

Ontem, a Vigilância Epidemiológica de São Mateus emitiu uma circular interna, que a Rede TC de Comunicações teve acesso, para os setores de saúde do Município, apontando a aceleração de novos casos.

Conforme dados do Painel Covid-19 consultados às 15h de ontem, a semana de 22 a 28 de maio teve registro de 18 casos em São Mateus. Já na semana de 29 de maio a 4 de junho teve 71 casos registrados.

Leia também:   IBGE calcula população de Guriri em 19.845 habitantes

No Município, o avanço de novos casos começou na semana de 15 a 21 de maio. Já no Estado, há um aumento contínuo desde a semana de 24 a 30 de abril. Na semana de 22 a 28 de maio foram 2.226 casos. Já na semana de 29 de maio a 4 de junho foram 4.160 casos.

 

Sem impacto em internações

 

Vitória – Secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes destaca que, apesar do aumento de registro de novos casos refletindo em uma quinta onda da covid-19 no Espírito Santo, não houve impacto significativo, até o momento, em internações.

Contudo, a Sesa continua o monitoramento, pois o secretário entende que existe a possibilidade de um crescimento ainda maior de registro de novos casos no mês de junho, o pode se traduzir também em internações e óbitos. Sendo assim, reforça a conscientização para que as pessoas procurem se vacinar.

A expectativa do secretário é que o registro de novos casos volte a desacelerar no mês de julho.

 

Leia também:   SÃO MATEUS: Sala do empreendedor ganha mais um prêmio por desempenho

 

Ações de prevenção

 

São Mateus – Henrique Follador percebe um crescimento rápido de novos casos no Município. “Eu já vou fazer uma portaria hoje [ontem], reforçando a recomendação do uso de máscaras porque nunca parou [a pandemia]”, destaca. Também está sendo recomendado o uso de álcool em gel, além da orientação para que as pessoas evitem aglomerações.

O secretário acrescenta que já entrou em contato com a Secretaria de Educação para que essa recomendação também seja feita imediatamente às escolas.

 

VACINA

Além da recomendação pelo uso de máscaras e álcool em gel, o secretário Henrique Follador destaca as ações de vacinação contra covid-19. Ficou definindo que o Município realização um Dia D de vacinação todo mês.

O ponto fixo de vacinação em São Mateus continua sendo no Centro de Vivência Amélia Boroto, de segunda a sexta-feira. Além disso, mutirões com horários estendidos também estão sendo realizados toda semana.

Henrique Follador detalha que São Mateus estava na segunda-feira com 86,69% do público de 18 a 60 anos com a segunda dose tomada, com 89,13% dos adolescentes de 12 anos acima com a primeira dose e com 82,48% dos idosos com a dose de reforço.

Leia também:   Soma Urbanismo lança novo produto com áreas de 20 mil metros quadrados

O secretário acrescenta que observa maior resistência à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Desse público-alvo, 56% tomaram a primeira dose e 31% a segunda dose em São Mateus.

 

 

Foto do destaque: Ricardo Wolffenbuttel/GovernoSC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here