A Prefeitura de São Mateus realiza neste sábado o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Conforme detalha a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a orientação é que as 493 salas de vacinação em todo Estado estejam abertas para que pais e responsáveis possam levar seus filhos, com objetivo de atualizar a caderneta de acordo com o Calendário Nacional de Imunização.

Em São Mateus, a ação acontece em todas as unidades básicas de saúde do Município, das 8h às 16h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. “Por isso, pais e responsáveis devem procurar a UBS mais próxima e levar as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para regularizar o esquema vacinal”, enfatiza.

Também neste sábado estarão disponíveis nas unidades de saúde os imunizantes contra a covid para adolescentes de 12 a 15 anos.

 

DOCUMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que a campanha permanece até o dia 29 de outubro, com a vacinação acontecendo nas unidades de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Para tomar a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF. “Considerando a situação da covid-19, serão adotadas medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença. Por isso, a população deve usar máscara e respeitar a distância indicada” – recomenda.

Leia também:   Dados da Sesa indicam que pico da dengue já passou no ES

 

IMPORTÂNCIA

“A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade” – detalha a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Dia D serve para pais fugirem da correria do dia a dia, diz coordenadora estadual de imunização

 

Vitória – Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo afirma que o Dia D, que acontece neste sábado em todo o Espírito Santo, representa uma oportunidade para aqueles pais que durante a semana têm dificuldades em levar os filhos para serem imunizados.

“Sabemos da correria do dia a dia de muitos pais e que muitos não conseguem durante a semana levar seus filhos à unidade de saúde para se vacinar, por isso, temos o dia D sendo realizado neste sábado, como uma forma de garantir a atualização da caderneta destas crianças e adolescentes, auxiliando cada vez mais na proteção deles e também na cobertura vacinal tão importante que precisamos alcançar”, explicou.

Leia também:   São Mateus lança nesta quinta programa de regularização de fluxo escolar

A coordenadora ressalta que, diante das atualizações realizadas pelo Ministério da Saúde quanto à suspensão do intervalo de doses da vacina contra a Covid-19 com as demais vacinas, torna-se um dia também importante para a imunização contra esta doença.

“Vale lembrar que não é necessário mais realizar intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a covid-19 e as demais vacinas. Assim, havendo doses disponíveis no local para a imunização de adolescentes a partir de 12 anos para esta doença, é muito importante que o façam” – informa Danielle Grillo.

 

COBERTURA VACINAL NO ESPÍRITO SANTO

 

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações atualizados nessa sexta-feira, a cobertura vacinal dos imunizantes que o Ministério da Saúde define como meta preconizada de 90% a 95% apresenta o seguinte quadro no Espírito Santo:

 

Vacina………………………………………………………………………. Cobertura Vacinal

BCG………………………………………………………………………….. 79,22%

Rotavírus Humano…………………………………………………… 76,15%

Meningococo C………………………………………………………… 77,51%

Penta………………………………………………………………………… 76,57%

Pneumocócica………………………………………………………….. 79,76%

Poliomielite……………………………………………………………….. 76,09%

Febre Amarela………………………………………………………….. 69,11%

Hepatite A………………………………………………………………… 74,66%

Tríplice Viral D1………………………………………………………. 80,15%

Leia também:   São Mateus regulamentará a política de educação especial, afirma Prefeitura

___

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

 

 

Meningocócica C em esquema especial

 

Vitória – Concomitante à Campanha de Multivacinação, o Estado passou a oportunizar de forma temporária, até final de dezembro deste ano, a vacinação contra a Meningite Meningocócica C a crianças de até 10 anos de idade (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a dose.

A Sesa destaca que a ação é uma importante medida de controle da doença e vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde, em virtude das baixas coberturas vacinais nos últimos anos –agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here