sábado, setembro 7, 2024
InícioCidades“UM SONHO REALIZADO”: Jaguarense estreia nesta sexta nos Jogos Paralímpicos de Paris

“UM SONHO REALIZADO”: Jaguarense estreia nesta sexta nos Jogos Paralímpicos de Paris

-

Para o atleta jaguarense Marcos Vinícius de Oliveira, disputar os Jogos Paralímpicos é um sonho realizado. A estreia na competição em Paris acontece nesta sexta-feira (30), pela manhã, nas eliminatórias da prova dos 100 metros do atletismo. Já alojado na Vila Olímpica, o atleta concedeu entrevista por telefone à Rede TC de Comunicações.

“É um sonho realizado. Sei que será uma das maiores missões no esporte que já tive porque aqui estão os melhores do mundo, não vai ser fácil. Eu vim com a meta de fazer o meu melhor. Acredito que fazendo o meu melhor a gente vai conseguir grandes resultados. Claro que a meta é buscar uma medalha, mas sabemos que não é competição fácil. Então, a expectativa é com os pés no chão, fazer uma boa competição e sair daqui com uma boa marca, com um bom resultado. Acredito que fazendo meu melhor, coisas grandes virão” – disse Marcos Vinícius.

Marcos Vinícius: “Sei que será uma das maiores missões no esporte que já tive porque aqui estão os melhores do mundo”.
Foto: Divulgação

O atleta, natural de Jaguaré, correrá duas provas: 100 metros e 400 metros na classe T12 destinadas para atletas com baixa visão. Inclusive ele é o atual recordista brasileiro dos 400m. As eliminatórias da prova de 100 metros acontecem nesta sexta. Se passar, disputa a semifinal no sábado, também pela manhã. A final acontece no mesmo dia, à noite.

Leia também:   Descanso e preparação para as Paralimpíadas de 2028 são as novas metas de Marcos Vinícius

Já a prova dos 400 metros está com eliminatórias marcadas para o dia 3 de setembro, com semifinal no dia seguinte e final na próxima quinta-feira (5).

 

Iniciação no esporte ocorreu há 14 anos

O atleta Marcos Vinícius de Oliveira nasceu em Jaguaré e em 2010, por intermédio da Unicej, instituição que atende pessoas com baixa visão ou cegas no Município, conheceu o esporte paralímpico.

“A gente foi na Unicep, lá em Vila Velha, e conhecemos o esporte paralímpico. Conheci o goalball e aí comecei a treinar. Disputei [os jogos escolares] o goalball, mas ainda não fazia corrida, que é o atletismo que pratico hoje” – detalha.

Marcos Vinícius relata que concluiu o ensino médio em 2014 e, no ano seguinte, decidiu morar em Vitória para se dedicar aos treinos. “Comecei a treinar o goalball. Só que era três vezes por semana. Com isso, acabei fazendo atletismo e comecei a me destacar, decidindo abrir mão do goalball em 2019 e ficar somente no atletismo” – detalha.

Em 2019, o jaguarense se tornou líder do ranking brasileiro no atletismo. “Em 2023 foi quando quebrei o recorde brasileiro pela primeira vez, me tornando o primeiro da América Latina da classe T12 de baixa visão a correr abaixo dos 50 segundos nos 400 metros. Fui convocado para os Jogos Parapan-americanos, sendo medalha de prata nos 100m e nos 400m na minha classe. E este ano fui agraciado com meu maior sonho que é estar vindo para uma Paralimpíada” – reforça.

Leia também:   Campeonato dos Comerciários fecha primeira fase no próximo fim de semana

 

“Levar o nome da minha cidade para o mundo”

 

Na entrevista à Rede TC, Marcos Vinícius disse que está muito feliz em estar representando Jaguaré, o norte do Estado, numa grande competição, que aponta ser o maior evento esportivo do mundo.

“Independentemente de resultado, a gente veio aqui, vestiu a camisa do Brasil, vestiu a camisa do nosso Estado, da minha cidade. Para mim, uma sensação incrível, muito importante na minha carreira, na minha história, levar o nome da minha cidade para o mundo”, enfatiza.

Marcos Vinícius complementa que sempre teve apoio dos jaguarenses e que espera contar com a torcida, mais uma vez, nos Jogos Paralímpicos de Paris.

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível