InícioCidadesTyago Hoffmann anuncia 37.200 teleconsultas de especialidades para municípios no Norte do...

Tyago Hoffmann anuncia 37.200 teleconsultas de especialidades para municípios no Norte do Espírito Santo

-

Os 14 municípios que integram a área de influência da Superintendência Regional Norte de Saúde serão beneficiados com 37.200 teleconsultas em especialidades médicas neste ano, num investimento da ordem de R$ 1,9 milhão. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann, durante o lançamento do serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) em São Mateus.

A cerimônia ocorreu na Policlínica Municipal (US-3), local que recebe uma das cinco salas a serem instaladas no Município. O secretário, junto com o prefeito Marcus Batista, os deputados estaduais Raquel Lessa e Toninho da Emater, e a secretária municipal de Saúde, Mércia Comério, fizeram uma simulação de consulta com o médico Ricardo Araújo, que estava em Porto Velho, Rondônia.

Na solenidade, além deles, também participaram os vereadores Wanderlei Segantini –presidente da Câmara–, Wan Borges e Isamara da Farmácia, o subsecretário estadual de Contratualização da Saúde, Heber Lauer, secretários e vereadores de municípios do entorno e o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro.

“Já lançamos na Superintendência Sul, em Cachoeiro de Itapemirim e na Região Metropolitana. Estamos lançando agora na Região Norte e daqui a pouco vou para Linhares para lançar na Região Centro-Norte. Vamos atender todo o Estado do Espírito Santo com as teleconsultas” – diz. A cerimônia em Linhares estava marcada para a tarde desta sexta-feira.

 

ESPECIALIDADES

As especialidades inseridas no serviço são as seguintes: cardiologia, endocrinologia adulto e pediatra, nefrologia, ortopedia adulto e pediatra, psiquiatria adulto e pediatra, reumatologia, urologia adulto e pediatra. Conforme a Sesa, embora a simulação de atendimento realizada em São Mateus nesta sexta-feira tenha contado com a presença de um médico neuropediatra, a especialidade será inserida no serviço no Norte do Estado posteriormente.

 

Outras salas deverão ser implantadas em Guriri, Km 41, Santa Maria e Vila Nova

 

Leia também:   Capixabas conquistam cinco medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Ginástica Rítmica

A Sesa explica que o serviço de teleconsulta foi contratado de uma empresa que reúne médicos de todo o Brasil. Segundo Tyago Hoffmann, cada município mobiliza e instala as salas onde funcionarão o serviço.

Em São Mateus, a secretária de Saúde Mércia Holanda e o prefeito Marcus Batista disseram que a sala na US-3 começa a funcionar na semana que vem. Em Guriri, uma sala está praticamente pronta para começar a funcionar na unidade de saúde do lado sul. O Município conseguiu com a Sesa a possibilidade de mais três salas que serão preparadas nas unidades de saúde de Nestor Gomes, em Santa Maria e no Bairro Vila Nova.

Os 14 municípios da área de influência da Superintendência Regional Norte de São os seguintes: São Mateus, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão.

No Norte do Estado, além de São Mateus, a teleconsulta já foi implantada também em Montanha. O agendamento do usuário no serviço é feito pelas unidades de saúde.

Tyago Hoffmann ressalta que o contrato atual é para 37.200 teleconsultas, mas outros devem ser firmados para ampliar a oferta do serviço no Estado.

 

Secretário destaca objetivo de tirar os pacientes das estradas

 

Leia também:   Concurso com mais de mil vagas para a PMES está com inscrições abertas

O secretário estadual da Saúde Tyago Hoffmann destaca duas grandes vantagens com o serviço de teleconsultas. “A primeira é tirar as pessoas das estradas porque hoje, para você encontrar uma especialidade, como um neuropediatra, tem que, às vezes, levar essas pessoas para Vitória. Então, são quatro a cinco horas de viagem, às vezes, em um transporte precário, gerando um custo muito grande para os municípios” – avalia.

O segundo benefício apontado pelo secretário é a questão de o serviço servir como alternativa pela falta de profissionais no mercado. “Não é fácil achar um neuropediatra. O médico disse que que tem no máximo uns mil no Brasil. Então, estamos falando de uma especialidade muito difícil de achar profissional. A telemedicina permite que esse profissional atenda, mesmo estando em qualquer parte do Brasil e do mundo” – explica.

Tyago Hoffmann detalha ainda que a principal missão que recebeu do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e dos deputados ao assumir a Secretaria, foi aproximar os serviços de saúde com a população do interior.

“A gente vai avançar muito além das consultas especializadas, mas, também, com as consultas presenciais. Todas as nossas superintendências estão com os credenciamentos abertos para contratar mais profissionais e estamos trabalhando também para ampliarmos a quantidade de exames, principalmente utilizando estruturas hospitalares que estão ociosas” – afirma.

Ele acrescenta que hospitais de pequeno porte podem ser utilizados para pequenas cirurgias. “[O objetivo é] reduzir filas, principalmente [de cirurgias] eletivas”, sustenta.

 

Marcus Batista planeja utilizar teleconsultas para ampliar atendimento de saúde no município

Agradecido pelo serviço de teleconsultas com especialidades médicas implantando pela Secretaria Estadual da Saúde, o prefeito Marcus Batista disse que também estuda implantar esse tipo de serviço, com profissional clínico geral, com o objetivo de ampliar o atendimento médico no Município.

Leia também:   Capixabas cravam séries e conquistam cinco ouros no Pan de Ginástica Rítmica

“A gente fica muito feliz, aqui em São Mateus, com essa sala de teleconsultas e o secretário já disse que podem ser até cinco salas. E o que mais a gente vai precisar, hoje, é dar uma atenção muito forte à saúde. E com mais essas salas de teleconsultas, a gente consegue melhorar o atendimento no interior. Hoje, São Mateus está muito feliz por essa inauguração” – sustenta.

O prefeito acompanhou a simulação da teleconsulta e adiantou que pediu à Sesa mais informações da empresa responsável pelo serviço. “Para a gente estender o horário de atendimento. Isso foi até um compromisso de campanha, para a gente tentar colocar o atendimento até 19h e 20h. Estou vendo a possibilidade de poder fazer isso” – acrescenta.

Marcus Batista reforça que só tem a agradecer ao governador Renato Casagrande pelo apoio que ele tem recebido neste início do mandato. “Está muito atencioso com a gente. Além da saúde, em todas as outras áreas”. O prefeito lembra que o governador enviará caminhões-pipa para reforçar o abastecimento de água em comunidades do interior.

 

Secretário prevê entrega do novo Hospital Roberto Silvares em março de 2026

 

Em agenda em São Mateus, o secretário estadual da Saúde Tyago Hoffmann também visitou as obras de construção do Complexo de Saúde do Norte, que inclui o novo prédio do Hospital Roberto Silvares. O secretário frisou que as obras estão sendo realizadas em duas partes.

Um prédio, que está sendo denominado de prédio anexo, inclui o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã e a sede da Superintendência Regional de Saúde do Norte. “Esse prédio está com 80% da obra avançada. Então, a previsão é entregar esse prédio até o final do ano”.

No segundo prédio irá funcionar o Hospital Roberto Silvares. “O [prédio do] hospital também está avançando a passos largos, com mais de 50% da obra concluída, e a gente tem expectativa de até março [de 2026] fazer a entrega também do novo hospital” – complementa.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

MAIS...

Recentes