A juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Imaculado Coração de Maria (Montanha/Vinhático) teve o feriado da Proclamação da República voltado à conscientização ambiental. Cerca de 320 adolescentes e jovens participaram da Trilha da Juventude.

“Respirar um ar puro, cultivar a integração, fazer exercício físico, contemplar a natureza e de troco conhecer um fragmento fiel de mata atlântica, na única Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN)” – detalha o padre Valdinei Soares dos Santos, pároco de Montanha. O local da trilha é próximo a Vinhático, na fazenda Bitti.

A trilha conta com percurso de seis quilômetros que contempla a natureza, a harmonia da fauna e a flora. Durante o trajeto, os participantes aproveitaram para sinalizar a trilha com placas identificando as árvores nativas, além de mensagens motivacionais e reflexões sobre a vida.

 

O padre Valdinei conferiu a benção antes do início da caminhada, que foi concluída com tempo de uma hora e 40 minutos. Na chegada, os trilheiros foram recepcionados por policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental que ministraram palestras e fizeram exposição de animais nativos taxidermizados.

Leia também:   Dom Aldo Gerna é hospitalizado e Diocese de São Mateus pede orações

O comandante da Polícia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, conversou com os participantes. No final, foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas.

 

“ECOLOGIA É VIDA!”

“Ecologia é Vida!”, frisa o padre Valdinei, destacando que o objetivo da Trilha da Juventude “foi mostrar a criação de Deus, de encontro ao documento Casa Comum, do Papa Francisco, que fala em cuidar da natureza e preservar o que temos”.

O pároco de Montanha ressalta que a Polícia Ambiental “fez uma fala bonita de encontro às recomendações do Papa Francisco”.

Segundo ele, o momento foi de grande conscientização ambiental. “Já estamos calejados pela vida, temos que colocar na cabeça dos jovens o sentido do cuidar daquilo que ainda resta”, frisa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here