Mesmo com a pandemia, o projeto de renovação da frota do transporte público da Região Metropolitana de Vitória não foi interrompido. Como parte dessa iniciativa, a Marcopolo, líder na produção de carrocerias de ônibus no país, entregará 208 ônibus até o fim deste ano.

O primeiro lote, com 121 ônibus urbanos Torino, já foram entregues para o Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória – Transcol. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Nova e Santa Zita, Unimar Transportes, Viação Praia Sol, Vereda Transporte, Viação Grande Vitória e Serramar Transporte.

“Esta é uma das mais significativas entregas de ônibus urbanos para o mercado brasileiro este ano e que colabora para a contínua modernização dos serviços de transporte público da capital do Espírito Santo. Também reforça a liderança do Torino como o modelo mais tradicional e vendido do segmento urbano”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações MI e Marketing da Marcopolo.

“O Sistema Transcol não adquiria ônibus 0km desde 2014. Quando assumimos a gestão, em 2019, firmamos o compromisso de retomada dos investimentos no transporte coletivo, incluindo o de renovação de frota, que nessa época já estava bastante deteriorada, com idade média superior a seis anos. Dessa vez, também optamos pela aquisição de veículos com ar-condicionado para trazer maior conforto para quem utiliza o sistema”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Leia também:   Nossa Senhora Iluminada será instalada em três cidades durante a Festa da Penha

Do total de 208 veículos, 201 são do modelo Torino, com 12.240mm de comprimento e capacidade para 35 passageiros sentados. Os demais são do modelo Torino Express (articulado) com capacidade para 51 passageiros sentados e 18.000mm de comprimento. Todos os modelos contam com poltrona City Estofada, ar-condicionado e elevador para acessibilidade.

Sistema Transcol

O Transcol é um sistema metropolitano integrado de estrutura tronco-alimentadora, que interliga os cinco municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória por meio de terminais urbanos estrategicamente localizados.

Com a ampliação das linhas do Transcol para atender o sistema de transporte coletivo em Vitória, os passageiros da capital passam a fazer parte de um sistema robusto de transporte público, permitindo que o usuário se desloque por vários trechos da Grande Vitória, fazendo a conexão com as linhas troncais, que ligam terminal a terminal pagando uma única tarifa.

O passageiro passa a ser usuário de um sistema que conta com uma rede de dez terminais espalhados por toda a Região Metropolitana, fazendo a conexão com mais de 300 linhas.

Leia também:   Espírito Santo é reconhecido nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here