O time do Nova Venécia Futebol Clube deu uma pausa na preparação para o Campeonato Estadual da Série B e fez uma ação social na área da saúde nesta semana. Parte do elenco esteve ontem em São Mateus para ajudar a repor o estoque de sangue do Hemocentro.

De acordo com o clube veneciano, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Nova Venécia. “No Inverno, o estoque de todos os tipos sanguíneos diminui consideravelmente, e por isso é tão importante procurar o banco de sangue mais próximo e fazer a doação”, manifesta o clube, que tem Richarlison, atacante do Everton (Inglaterra) e da Seleção Brasileira, como embaixador.

Diretora do Hemocentro de São Mateus, Vanilda Borges detalha que a unidade atende a 14 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional Norte de Saúde. Sendo assim, precisa estar permanentemente repondo o estoque. Por esse motivo, a unidade está estimulando a doação de sangue, entre novos doadores e os já cadastrados.

 

 

Por exemplo, ontem, doadores cadastrados receberam mensagem apontando da disponibilidade de horários para esta quinta-feira e para a próxima terça. Os interessados devem entrar em contato com o Hemocentro de São Mateus pelo telefone 3767-7954 e agendar o dia e horário para a doação.

“Podem doar sangue pessoas maiores de 16 anos, que tenham no mínimo 49 quilos. A idade máxima é de 69 anos para quem já é cadastrado e de 60 anos para novos doadores” – reforça Vanilda.

 

Caravanas para doação

A diretora Vanilda Borges destaca que o trabalho de reposição de estoque do banco de sangue é realizado com campanhas frequentes para atender as necessidades das unidades hospitalares do norte do Espírito Santo. Ela explica que, como os hemocentros do Estado trabalham em rede, quando uma unidade está em falta de algum tipo sanguíneo, outro hemocentro envia bolsas de sangue para repor os estoques.

Vanilda detalha que o Hemocentro de São Mateus recebe doações de municípios de toda a região, com alguns realizando até caravana. Ela exemplifica que no sábado a unidade recebeu outros 50 doadores de Nova Venécia.

“Estamos trabalhando para manter o estoque em dia”, disse. Ela detalha que apenas o Hospital Roberto Silvares tem uma demanda de 300 a 400 bolsas de sangue mensalmente e, junto com as outras unidades da região, de aproximadamente 500 bolsas por mês, em média.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here