SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu nesta terça-feira (28) o mar do Caribe entre Cuba e Jamaica, gerando alertas de um tsunami na costa dos dois países e também do México e da América Central. Um tempo depois, o alerta foi retirado. Ainda não há informações sobre vítimas.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade, às 16h10 de Brasília, 125 quilômetros a noroeste de Lucea, na Jamaica.
O tremor foi sentido também em Miami, nos Estados Unidos, onde as pessoas foram retiradas de edifícios, segundo a imprensa local.

Foto: Reprodução

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí avisou, com base em leituras preliminares, sobre a “possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quilômetros do epicentro do terremoto”.
“Ondas de tsunami alcançando de 0,3 metros a 1 metro acima do nível do mar são possíveis em algumas áreas da costa de Belize, Cuba, Honduras, México, Ilhas Cayman e Jamaica”, diz o comunicado do Centro Internacional de Informação sobre Tsunamis. ​
O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a água de uma piscina se movendo, aparentemente na capital jamaicana.
O terremoto foi sentido em várias províncias de Cuba, informou o governo. Segundo uma testemunha ouvida pela Reuters, porém, não foi fortemente percebido na capital, Havana
Mikhail Campbell, relações públicas da polícia nas Ilhas Cayman, disse que não foi informado de nenhum dano mais sério no país.
A agência de gerenciamento de desastres da ilha, ligada ao governo, pediu no Twitter que a população se afaste urgentemente da costa e que as pessoas que estiverem em áreas baixas se movam para regiões mais elevadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here