Após trégua nesta segunda-feira, o tempo deve voltar a ficar chuvoso no Espírito Santo a partir desta terça-feira, com possibilidade de mais chuvas expressivas a partir de quarta até o final de semana.
De acordo com o Instituto Climatempo, a Marinha do Brasil identificou um sistema na análise sinótica de 21h de domingo, indicando que uma nova tempestade subtropical se organizou na costa da Região Sudeste. A Marinha batizou a tempestade de Mani (deusa indígena).
Com isso, a Marinha emitiu um aviso especial afirmando que, mesmo sobre o mar, a proximidade com o centro de baixa pressão atmosférica associado a Mani estimula a ocorrência de fortes rajadas de vento sobre o Espírito Santo que podem variar de 50 km/h a 80 km/h.

Análise da pressão atmosférica feita ontem pela Marinha mostrando a tempestade Mani.

SÃO MATEUS
De acordo com a previsão do Incaper, o tempo deve permanecer chuvoso em São Mateus e no norte capixaba, durante toda a semana, quando há possibilidade de o Sol aparecer entre nuvens em alguns momentos, intercalando pancadas de chuvas podendo ocorrer relâmpagos e trovões.
As chuvas que caíram sobre São Mateus desde o dia 21 já acumulam um volume de 122 milímetros, o equivalente a quase o total da média do mês de outubro inteiro, que é de 140mm. De acordo com dados do Inmet, neste mês já choveu em São Mateus 137mm.

Leia também:   Projeto leva atendimento médico a 100 pessoas em situação de rua em São Mateus
Imagem no pôr do Sol na tarde de ontem sobre o Porto de Vitória, quando a chuva deu uma breve trégua no Espírito Santo. Mas a Marinha já identificou a tempestade subtropical Mani na costa do Sudeste e a previsão é de mais chuvas durante toda a semana.

MANI
Mani é a décima tempestade a ser nomeada em águas oceânicas brasileiras desde o furacão Catarina em março de 2004.
No Brasil, quem batiza os sistemas meteorológicos especiais que se formam na costa é a Marinha. Os nomes são geralmente de inspiração indígena, em tupi-guarani. Em 2018, a lista de nomes foi ampliada para 15. A lista antiga com dez nomes, que valeu até 2017, terminava justamente em Mani.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here