Desde que foi implementado, há cerca de dois meses, o projeto de telemedicina da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus tem ajuda a diminuir a aglomeração de pacientes nas unidades de saúde de Guriri. A constatação é do médico Paulo Henrique Cardoso Matias.

“A conversa remota acontece e ajuda principalmente pacientes com doenças crônicas, acamados ou com qualquer limitação. Com esse projeto podemos reduzir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e evitar o contágio do coronavírus” – destacou Paulo Henrique.

O projeto piloto de telemedicina está há dois meses em funcionamento em Guriri com o auxílio do médico Paulo Henrique Cardoso Matias. -Foto: PMSM/Divulgação

Em mensagem à Rede TC, a Secretaria de Comunicação explica que próximo ao horário da consulta marcada, o paciente recebe um link via WhatsApp para acessar a plataforma digital. “Para solicitar a consulta virtual com o médico o paciente deve procurar a unidade de saúde e fazer o pedido. O paciente deve ter computador com internet em casa ou smartphone com câmera” – detalha.

A Prefeitura explica ainda que o projeto foi pensado no bem-estar da população. Por enquanto, o projeto faz atendimentos remotos apenas para pacientes de Guriri. “O projeto piloto está há dois meses em funcionamento no balneário com o auxílio do médico do Município Paulo Henrique Cardoso Matias”, frisa.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

A telemedicina foi regulamentada pelo Governo Federal por meio da Lei 13.989 durante a pandemia e está sendo colocado em prática pela Secretaria de Saúde de São Mateus. “O médico faz a consulta, conversa com o paciente, dá toda a atenção necessária e, inclusive, pode prescrever medicamentos. Vale lembrar que qualquer medicamento prescrito pelo médico precisa de uma assinatura digital, confirmando a veracidade do documento” – complementa a Secretaria de Comunicação.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here