No Dia do Jornalista, 7 de abril, a Rede TC de Comunicações recebeu uma notícia daquelas de encher o peito de orgulho: A Reportagem Manicure agarra oportunidade de renda com confecção de máscaras, do repórter Wellington Prado, publicada no jornal Tribuna do Cricaré na edição de 5 de setembro de 2020, foi a vencedora do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo de Desenvolvimento Regional 2020 na categoria regional Espírito Santo.

A Reportagem premiada, Manicure agarra oportunidade de renda com confecção de máscaras, foi publicada no jornal Tribuna do Cricaré na edição de 5 de setembro de 2020. Imagem: Reprodução/Arquivo TC Digital

Ao todo, foram premiados 18 trabalhos jornalísticos contemplando produções dos nove estados da Região Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, que integram a área de atuação do Banco do Nordeste.

O prêmio, que reconhece produções jornalísticas as quais retratam iniciativas sobre desenvolvimento regional em seus diversos aspectos, recebeu 150 inscrições. Os trabalhos foram classificados nas categorias Grande Prêmio, Profissional e Universitário.

WELLINGTON PRADO

O jornalista Wellington Prado de Asevedo afirma que o prêmio tem um simbolismo que vai além da realização pessoal e profissional. “Diante de todos os desafios que surgiram neste período de pandemia, é reconhecimento, resultado do verdadeiro papel do jornalismo. Assim como outros setores, o jornalismo precisou se reinventar para levar a informação de qualidade, mesmo diante das limitações necessárias para manter a segurança em relação ao vírus, tanto da fonte quanto do repórter” – frisa.

Leia também:   PRF apreende cinco quilos de fios de cobre no ES

“Seguindo a linha editorial comunitária-construtivista da Rede TC de Comunicações, observando a pandemia além de números de casos e óbitos, identificamos exemplos de esforços de pessoas que buscaram alternativas para conseguirem renda para as famílias. E uma delas foi justamente a manicure Cida Rossini” – lembra.

Ele afirma que vale destacar o trabalho de toda a Equipe da TC. “Capitaneada pelo Diretor Geral Márcio Castro, que em meio a todos os desafios atuais entende e exerce o papel do verdadeiro jornalismo, ou seja, o de construir”.

Wellington Prado tem 40 anos de idade, dos quais 20 são dedicados ao jornal Tribuna do Cricaré.

Prêmio coroa o esforço da TC em produzir jornalismo de qualidade

Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro afirma que o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo de Desenvolvimento Regional 2020 coroa o esforço da equipe em produzir jornalismo de qualidade todos os dias. A Reportagem premiada foi publicada no jornal Tribuna do Cricaré no dia 5 de setembro de 2020 com o título: Manicure agarra oportunidade de renda com confecção de máscaras.

“A gente recebe com muita honra, com muita alegria, ainda mais vindo de uma instituição tão importante como o Banco do Nordeste do Brasil, que há várias décadas trabalha intensamente pelo desenvolvimento regional” – frisa.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

Márcio destaca que a TC busca valorizar, não só as iniciativas das grandes empresas, mas entende também a importância econômica e social das atividades de microempreendedores.

O Diretor Geral lembra que o Sebrae já demonstrou que a maior parte dos empregos gerados no Brasil advém das micros e pequenas empresas. “São esses segmentos da economia que dão estabilidade social ao nosso País, que permitem uma distribuição mais horizontal da riqueza nacional”, avalia.

Márcio reforça que identificar esses microempreendedores, “reconhecer o talento deles e estimulá-los dando a eles protagonismo em nossas páginas sempre foi parte da linha de jornalismo comunitária-construtivista, que norteia a TC desde a fundação, há 37 anos”.

Neste contexto, a Rede TC desempenha um papel de identificar nichos e oportunidades, estimulando e provocando as lideranças políticas e empresariais, não só de São Mateus, mas do próprio Estado, para oferecer políticas públicas econômicas assertivas, que favoreçam o empreendedorismo, alavancando assim o desenvolvimento regional.

Ele frisa ainda que a reportagem premiada é uma demonstração de resultados práticos reais e tangíveis para a comunidade. “Eu quero me congratular com toda nossa equipe de jornalismo pelo trabalho sério que faz no dia-a-dia, durante o ano todo, em especial com o repórter Wellington Prado, que há duas décadas empresta o seu talento para a TC e conosco constrói uma história de brilhantismo em nossa comunidade”, enfatiza.

Leia também:   Adolescente que confessou assassinato de mulher é morto a tiros em Água Doce do Norte

OUTROS PRÊMIOS

Este é mais um reconhecimento do jornalismo da TC, que venceu ainda, por duas vezes consecutivas (2009 e 2010), o Prêmio Nacional Comunicador Parceiro da Educação, instituído pelo Grupo Votorantim em parceria com o Movimento Todos pela Educação. As reportagens premiadas foram feitas pelo jornalista Gilmar Henriques.

A Rede TC recebeu também várias homenagens de instituições públicas e privadas. Entre elas, uma sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 25 anos do jornal Tribuna do Cricaré foi realizada em São Mateus em 2009.

Entre as mais recentes, está a sessão de homenagem pelos 35 anos do jornal, em 2019, da Câmara de São Mateus, que também homenageou a Rede TC em outras oportunidades.

A Rede TC de Comunicações recebeu também várias homenagens de instituições públicas e privadas, entre elas uma sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 25 anos do jornal Tribuna do Cricaré realizada em São Mateus em 2009 e a sessão de homenagem pelos 35 anos, em 2019, realizada pela Câmara de São Mateus.
A TC venceu, por duas vezes consecutivas (2009 e 2010), o Prêmio Nacional Comunicador Parceiro da Educação, numa ação do Grupo Votorantim em parceria com o Movimento Todos pela Educação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here