Com a suspensão do atendimento da unidade Cuidar Norte, as secretarias municipais de Saúde de São Mateus e Conceição da Barra encarregaram as unidades de saúde para identificarem os casos de urgência, em que os pacientes não podem aguardar. É o que relatam os secretários Henrique Follador e Thiago Magela Guimarães.

A Rede TC procurou a Secretaria Estadual de Saúde. Entretanto, a Sesa não se manifestou sobre a suspensão da Cuidar Norte até o fechamento desta matéria.

A decisão do Consórcio Cim Norte, gestor da Cuidar Norte, suspende temporariamente o atendimento presencial de pacientes de 14 municípios, em especialidades médicas, em exames e consultas. Secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador argumenta que a medida do Cim Norte atende as recomendações dos órgãos de saúde para que se evite aglomerações, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O secretário Henrique Follador disse que os 300 pacientes mateenses diabéticos e hipertensos que são acompanhados na Rede Cuidar serão monitorados nas unidades de saúde. Foto: TC Digital

O secretário sustenta que a Secretaria de São Mateus já fez o levantamento dos 300 mateenses da linha de cuidado que eram acompanhados na Cuidar Norte, sendo eles hipertensos e diabéticos, para que sejam monitorados pelas unidades de saúde.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

Henrique reforçou que as unidades eram ‘porta de entrada’ para a Cuidar Norte e as equipes municipais ficarão atentas em identificar os pacientes que carecem de urgência no atendimento, para que eles não fiquem desamparados pelo Município. O secretário salientou que a Cuidar Norte fazia atendimento eletivo, não atendendo por exemplo, pacientes suspeitos ou em tratamento oncológico.

Secretário de Saúde de Conceição da Barra, Thiago Magela afirmou que os pacientes já estavam faltando nos procedimentos eletivos na Cuidar Norte, preocupados com a covid-19. Ele afirmou que as unidades de saúde de Conceição da Barra identificarão os casos que apresentarem emergência e o Município providenciará o atendimento. Já os casos que os profissionais avaliarem que podem esperar, os pacientes aguardarão o fim da suspensão.

O secretário Thiago Magela disse que a Secretaria de Saúde de Conceição da Barra não deixará desassistidos os pacientes de casos avaliados de emergência. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here