Os supermercados funcionarão neste sábado (2), Dia de Finados, no período entre 8 e 18 horas. No entanto os funcionários que trabalharem neste dia deverão ser remunerados ao final do expediente. De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários), José Amaral dos Santos, o valor da remuneração mínima passou de R$ 81 para R$ 84, conforme o novo acordo coletivo de trabalho firmado com as entidades patronais do Espírito Santo. Além do pagamento, os funcionários têm direto também a alimentação e vale-transporte.

Amaral ponderou que, nesta quinta-feira (31), ainda estava faltando a assinatura do patronato para que o acordo seja homologado. Ele acredita que os patrões devem assinar o documento até o fim desta sexta-feira (1º) para que o acordo entre em vigor e comece a valer para o feriado de Finados. Segundo Amaral, caso o acordo não seja assinado, os supermercados correm o risco de não poder funcionar no sábado, sob pena de serem multados em até 50% do valor de um salário mínimo por funcionário.

Leia também:   Policiais flagram jovem com crack, munições e revólver

Diretor regional da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Natan Beltrame, confirmou que os supermercados funcionam neste sábado em regime de feriado, abrindo às 8h e fechando às 18h. No entanto ele disse que não está envolvido nas negociações com o Sindicomerciários e, portanto, não saberia informar sobre os trâmites do acordo.

COMÉRCIO

Amaral salientou que o comércio em geral não abrirá neste sábado, já que ainda se encontra em vigor o acordo estadual de Natal, que vence no dia 18 de novembro. Segundo o diretor sindical, a folga aos funcionários no dia 2 está prevista no atual acordo. A Rede TC procurou a CDL, mas não houve resposta ao pedido de informações sobre o funcionamento do comércio mateense no feriado de Finados.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here