A deputada federal e relatora do Projeto de Lei 5353/2005 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Soraya Manato, garantiu que a criação da Universidade Federal de São Mateus é uma bandeira do mandato dela. Em entrevista à Rede TC na tarde desta terça-feira (17), ela frisou que o PL, de autoria do então senador Gerson Camata, ainda precisa ser votado na comissão, para, em seguida, passar também pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

No dia 12, a parlamentar deu parecer favorável ao PL, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de São Mateus, desmembrando da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). “Ainda temos um longo caminho a percorrer até que o projeto seja levado para sanção do presidente”, ressalta.

“É importante o desmembramento do Ceunes para que a instituição ganhe autonomia no recebimento dos recursos do Ministério da Educação. Hoje os recursos são enviados para a Ufes, que dilui a verba para os demais campi. Com a nova universidade federal, esse processo será mais ágil, facilitando o crescimento da universidade e criação de novos cursos” – disse a deputada.

PARECER

Conforme o parecer da deputada, “o projeto aponta no sentido de ampliar o acesso ao ensino superior em toda a região do litoral norte do Estado do Espírito Santo, o que irá contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico dessa região”. Em outro trecho do relatório, a deputada destaca que “os cursos do Ceunes vêm se destacando nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, com notas superiores à maioria dos cursos de outras universidades mais antigas e também em relação aos cursos dos demais campi da Ufes, o que denota o potencial da instituição”.

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here