segunda-feira, dezembro 2, 2024
InícioCidadesSONHO OLÍMPICO CULTIVADO EM SÃO MATEUS: Mateense Júlia brilha e conquista prata...

SONHO OLÍMPICO CULTIVADO EM SÃO MATEUS: Mateense Júlia brilha e conquista prata em competição nacional de ginástica rítmica

-

A atleta mateense Júlia Clarindo Martins tem o sonho de disputar uma Olimpíada. Neste final de semana, ela deu um grande passo em direção a esse objetivo. Competindo com atletas de todo o País, a pequena Júlia, de 11 anos, foi medalha de prata na 27ª edição do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, na final disputada no domingo (3), em Cuiabá, Mato Grosso. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Júlia Clarindo Martins subiu ao pódio na categoria infantil nível II, com atletas de 11 e 12 anos, na prova de mãos livres individual. A medalhista de ouro foi a atleta Júlia Mari, de Mato Grosso do Sul. Já a medalha de bronze foi conquistada por Júlia Moral, de São Paulo. Por coincidência, o primeiro nome delas é o mesmo.

Medalha de prata, a atleta mateense Júlia Clarindo Martins subiu ao pódio ao lado da medalhista de ouro Júlia Mari, de Mato Grosso, e da medalhista de bronze, Júlia Moral, de São Paulo.
Foto: Divulgação

A atleta mateense faz parte do projeto social realizado na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Boa Vista, e também representa a equipe Carolina Garcia, sob a orientação da treinadora Natália Costa e da assistente Thalita Mena.

A professora Natália relata que a mateense garantiu vaga no torneio nacional na fase classificatória, que teve a participação de 86 atletas, em torneio realizado em agosto, em São Paulo. Na competição, ela ficou com a medalha de bronze. Já na final, competiu com outras 20 atletas.

Leia também:   Brasil aposta em juventude e derrota Austrália por 3 a 1 em amistoso

Natália disse que, antes do início do torneio nacional, já esperava um bom resultado da mateense. No entanto, ao verificar o nível das atletas participantes, logo nos treinos, percebeu que estava muito alto. Com isso, a série da mateense, como é de grau de dificuldade também alto, proporcionou a Júlia ficar entre as primeiras colocadas. “Ou seja, todas muito pareadas”, reforça.

Medalha na primeira competição nacional

Mesmo disputando pela primeira vez o torneio nacional, a mateense Júlia Clarindo Martins não se deixou abalar pela emoção ou pelo tamanho da competição e fez valer o talento dela, conquistando a medalha de prata. E essa conquista é ainda mais especial, já que a atleta está apenas no primeiro ano na categoria. Ou seja, com 11 anos, a ginasta de São Mateus disputou com atletas mais experientes, de 12 anos.

A professora Natália Costa comemora com Júlia a medalha de prata conquistada no torneio nacional, no domingo, em Cuiabá.
Foto: Divulgação

“O nível que ela estava no infantil foi o mais alto da competição, até da categoria adulta, porque tinham muitas meninas boas” – disse a professora Natalia, reforçando que todos os envolvidos disseram que a competição “mostrou que a base [da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos] está forte”.

Leia também:   Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

 

Júlia sonha em disputar Olimpíada

 

Com 11 anos, mas com talento de gente grande, a atleta Júlia Clarindo Martins está no início da carreira na ginástica rítmica, mas não esconde o grande sonho dela de disputar os Jogos Olímpicos.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Júlia destaca que já tinha a expectativa de subir ao pódio no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, em Cuiabá. No entanto, valorizando a conquista da prata, salienta que a competição foi muito difícil. “Porque foram muitas atletas boas que competiram”, explica.

A atleta mateense Júlia Clarindo Martins comemorou a medalha de prata no domingo ao lado da professora Natália Costa no torneio nacional realizado em Cuiabá. Foto: Divulgação

Satisfeita com o desempenho, Júlia disse que espera continuar ganhando medalhas nas competições, treinando ainda mais para melhorar as notas. “Treino cinco horas por dia, de segunda a sexta”, frisa. Ela destaca que essa carga de treinamentos está possibilitando que cada vez mais evolua no esporte.

Até porque, a Olimpíada é logo ali, em 2028, em Los Angeles. “Sonho muito”, frisa.

 

INSPIRAÇÃO

Júlia disse que a inspiração no esporte vem de outra brasileira, Bárbara Domingos, que obteve a melhor campanha brasileira no individual geral da modalidade em Paris, um 10º lugar, sendo a primeira do País a chegar numa final. A ginasta campeã disse que acompanhou e torceu pela brasileira e que espera também um dia chegar à principal competição esportiva do Mundo.

Leia também:   Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

 

MULTICAMPEÃ

E o começo da carreira esportiva de Júlia está sendo inspirador, segundo ela, porque já conquistou duas vezes o campeonato estadual, foi medalha de bronze em torneio regional e de prata em torneio nacional –conquistada no domingo. As próximas competições ainda não estão agendadas, mas a professora Natália relata que será somente no ano que vem, provavelmente o Campeonato Brasileiro.

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível