Na compra de um carro, ou de um imóvel, o consórcio é uma alternativa muito comum entre os brasileiros. Você sabia que é possível também fazer um consórcio na hora de adquirir um terreno? Em mensagem à Rede TC, a assessoria da loteadora Soma Urbanismo listou vantagens para quem analisa esse tipo de investimento.

Residencial Jacui II. Foto: Soma Urbanismo/Divulgação

“O consórcio de lote é um sistema de compra cooperativada, ou seja, você deve contribuir mensalmente em um processo de autofinanciamento. Semelhante ao de imóveis, nele, ao pagar parcelas mensais, é possível participar de assembleias e concorrer ao sorteio para a retirada da carta de crédito. Quem quiser tentar antecipar essa contemplação, pode fazer lances, seja fixo ou livre” – detalha a assessoria da Soma Urbanismo.

“Por isso, no geral, o sistema é simples: você contrata o consórcio, começa a pagar as parcelas. Se tiver um dinheiro extra, pode dar lances para contemplação. Se for contemplado, escolhe o terreno que deseja, faz a negociação com o dono ou a empresa, e a administradora de consórcio faz o intermédio de toda a compra. Neste tipo de investimento, o poder de compra é garantido, já que a carta de crédito é reajustada de acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)” – acrescenta a assessoria da loteadora.

Leia também:   Soma Urbanismo lança novo produto com áreas de 20 mil metros quadrados

“É importante ressaltar que, enquanto estiver pagando, o terreno/lote fica alienado à administradora do consórcio, até que ele seja completamente quitado”.

ESCOLHA DO CONSÓRCIO

Quem deseja um consórcio de lote, precisa avaliar alguns quesitos importantes para uma boa decisão. Um desses quesitos é a questão financeira, ou seja, se o orçamento familiar comporta as parcelas. Isso porque ficar inadimplente é uma situação que pode adiar o sonho de adquirir um lote.

“O segredo está no planejamento. Os interessados devem optar por um lote que não comprometa mais de 30% de sua renda para fazer o consórcio. Devem também escolher bem a administradora de consórcio, verificando sua regularização junto ao Banco Central, e a loteadora, procurando a de mais credibilidade no mercado” – explica a diretora comercial da Soma Urbanismo, Danielli Simões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here