O empresário Gustavo Barbeitos, presidente da loteadora Soma Urbanismo, convoca o empresariado a atuar mais decisivamente para aquecer a economia. “É preciso que todos façam a sua parte. O governo tem a sua responsabilidade, mas nós, enquanto empresários, também” – afirma, em artigo enviado com exclusividade para a Rede TC. Leia a seguir.


Para a economia voltar a prosperar,
é preciso que todos façam a sua parte

Por
Gustavo Barbeitos

2020 começou com o pé direito para o mercado imobiliário. Desde o ano passado, o setor vem apresentando sinais de retomada e este ano não deve ser diferente. Apesar do coronavírus, a economia vinha vivendo um momento razoável até então, com as pessoas voltando a acreditar um pouco mais nela.

A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira e indicador da inflação do País, está lá embaixo, atualmente a 4,25% ao ano. Com a queda dela, os juros do financiamento imobiliário também tendem a cair, facilitando a aquisição da casa própria. Entretanto é preciso que todos façam a sua parte. O governo tem a sua responsabilidade, mas nós, enquanto empresários, também.

Leia também:   Polícia Militar flagra homem com buchas de maconha em São Mateus

Aqui não me refiro a investimentos apenas. Aliás, segundo uma pesquisa da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, 91% da construção civil deve investir em novos empreendimentos em 2020, sendo a principal região de investimento a Região Sudeste. Mas a contrapartida não se limita a mais dinheiro sendo colocado nas cidades. Se pode-se reduzir juros de lá, pode-se reduzir juros de cá, por exemplo.

Desde o início do ano, em janeiro, a taxa de juros das formas de parcelamento com juros da loteadora a qual faço parte foi de 1,5% para 0,9489% ao mês. Uma queda inédita de 0,5511%. Ao vermos que era possível e saudável para a vida financeira da empresa, tomamos essa decisão para facilitar a vida dos nossos clientes e fazer a nossa parte, pois acreditamos que, assim, a engrenagem que move a economia gira mais rápido.

Isso é bom para todo mundo. Para o cliente que vai morar em um dos empreendimentos, para o cliente que vai investir em um deles, para a empresa, o Estado e o Brasil. E assim, de pouquinho em pouquinho, vamos voltando aos nossos eixos.

Leia também:   Polícia Federal deflagra operação em São Mateus e Serra com alvo na distribuição de drogas

O que você e sua empresa tem feito pelo o seu setor?


*Gustavo Barbeitos é engenheiro civil e empresário do setor imobiliário, presidente da loteadora Soma Urbanismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here