Um manifesto da sociedade civil pela elevação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) será apresentado em reunião online ordinária do Conselho Departamental, na segunda-feira (6), às 14h.

O conselho é composto pela diretoria, por chefes de departamentos, coordenadores de colegiados e de programas, representantes de técnicos administrativos e de acadêmicos do Ceunes.

Representante da sociedade civil e integrante da Associação de Ex-Alunos do Ceunes, Mady Rodrigues detalha que o objetivo do manifesto é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da elevação a universidade federal autônoma para a região e o próprio Centro Universitário.

Conforme salienta, existe uma parcela da comunidade acadêmica que é contrária e o Ceunes realizará uma consulta aos servidores e também estudantes para opinarem sobre a transformação do centro em universidade.

De acordo com ata da sessão extraordinária de 3 de novembro, foi aprovada pelo Conselho Departamental a realização de uma enquete com a comunidade acadêmica de 6 a 10 de dezembro, perguntando se a pessoa se considera informada de forma suficiente para optar a favor ou contra, se é favorável ou não e se acredita que precisa ser disponibilizada mais informações em relação ao desmembramento.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

Na mesma sessão, foi aprovada a solicitação de manifestação dos departamentos e colegiados, além de reunião para manifestação de técnicos administrativos sobre a proposta de elevação do Ceunes. Os resultados devem ser apresentados no dia 13.

 

Ação chega também ao Conselho Universitário

 

São Mateus – Após apresentar o manifesto no dia 6, Mady Rodrigues adianta que pedirá ao diretor do Ceunes, Luiz Fávero, que apresente a manifestação da sociedade civil mateense em reunião do Conselho Universitário da Ufes.

O Conselho Universitário é um órgão superior deliberativo e consultivo da universidade em matéria de política universitária, administrativa, financeira, estudantil e de planejamento. Participam o reitor, o vice-reitor, diretores de centros, reitor anterior, pró-reitores, diretor do hospital universitário, além de representantes dos docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Mady detalha que o objetivo é tentar sensibilizar também a Ufes por meio do manifesto da sociedade civil do norte do Estado que mostra, com dados, a importância da emancipação do Ceunes. Ela detalha que em outubro o Conselho Universitário criou um grupo de trabalho para realizar ações em defesa do não desmembramento dos centros da Ufes.

Leia também:   Estudantes aprendem xadrez em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here