O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) convocou assembleias para esta semana para deliberar sobre greve nas unidades da Petrobras. O diretor Reinaldo Alves de Oliveira confia que será aprovado o indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) para paralisação a partir do dia 1º de fevereiro, “por descumprimento da empresa do Acordo Coletivo de Trabalho, o ACT”.

Três assembleias estão marcadas para esta terça-feira (21): UTGC (Linhares, 8h) e P-58 (Vitória, 8h); FSR (Vitória, 9h). Na quarta-feira (22), a deliberação é dos trabalhadores da Estação Fazenda Alegre (Jaguaré, 7h) e da Base 61 (sede administrativa em São Mateus, 13h). O terceiro dia de assembleias, quinta-feira, envolve os petroleiros do Terminal Norte Capixaba (São Mateus, 7h), UTG Sul (Anchieta, 7h), P-57 (Vitória, 8h) e Edivit (Vitória, 13h). As três Últimas acontecem na sexta-feira (24), no Terminal Aquaviário de Vitória (7h), Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (Aracruz, 7h) e no estaleiro Jurong (Aracruz, 9h).

Reinaldo detalha que o movimento reivindica que seja respeitada a cláusula em que prevê negociação com sindicatos em caso de dispensa coletiva de trabalhadores. Ele argumenta que a empresa comunicou que 396 trabalhadores serão desligados dentro de 90 dias na fábrica de fertilizantes do Paraná. O diretor acrescenta que outro ponto de reivindicação é que os grupos de trabalho e comissões com representantes dos petroleiros sejam chamados para discutir pontos como tabelas de turno, Banco de Horas e transferências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here