quinta-feira, fevereiro 13, 2025
InícioCidadesSindipetro busca retomada de postos de trabalho e melhoria salarial após saída...

Sindipetro busca retomada de postos de trabalho e melhoria salarial após saída da Petrobras do norte

-

Com as vendas dos ativos da Petrobras no norte do Estado para a iniciativa privada, concluídas em 2023, o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) foca na retomada dos empregos, além da melhoria, ou recuperação, salarial e implementação de benefícios aos trabalhadores do setor. Diretor financeiro do Sindicato e integrante da diretoria executiva da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Reinaldo Alves de Oliveira fez uma análise da situação após a saída da estatal da região.

“Nós tivemos a perda de muitos postos de trabalho. Agora, digamos que estamos recuperando alguns postos que haviam sido perdidos. O que a gente ainda tem em São Mateus são os baixos salários oferecidos pelas empresas que estão prestando serviço e a falta de muitos benefícios, citando, por exemplo, plano de saúde para os dependentes, os familiares dos trabalhadores” – avalia Reinaldo.

Diretor financeiro do Sindicato e integrante da diretoria executiva da FUP, Reinaldo analisa a situação do setor petrolífero do norte capixaba após saída da estatal da região.
Foto: Divulgação

O sindicalista frisa que, quando as empresas prestavam serviço à Petrobras, por se tratar de uma estatal, tinham que seguir as regras dos processos licitatórios que apresentavam mais exigências. Com isso, Reinaldo afirma que as prestadoras de serviço para companhias privadas, por meio de contratos, sem passar por processo de licitação, disponibilizam benefícios, como de plano de saúde, somente ao trabalhador, não ofertando nada aos dependentes.

Leia também:   Marcus Batista assina ordem de serviço para reforma do Museu da História de São Mateus

Além disso, Reinaldo detalha que os salários desses trabalhadores tiveram reduções significativas, de 30% a 40%, em relação ao que era pago nos tempos da Petrobras. “Estamos na luta para retomar os postos de trabalho, por melhores salários e benefícios aos trabalhadores em setor privado no norte do Espírito Santo”, reitera.

 

PRODUÇÃO E ROYALTIES

O presidente do Sindipetro relata que há informações de que uma empresa que adquiriu ativos da Petrobras está investindo em exploração e, com isso, espera-se um aumento de produção e geração de mais empregos. Contudo, salienta que recentemente essa operadora precisou paralisar alguns poços para cumprir exigências da ANP, mas que está em processo de retomada.

O setor de exploração de petróleo é uma das principais atividades econômicas em São Mateus.
Foto: Divulgação

Sobre a distribuição de royalties, frisa que o valor do barril de petróleo e a alta do dólar impedem que os valores para os Municípios sejam melhores.

Reinaldo salienta que teme uma queda muito drástica no valor do barril do petróleo internacionalmente. “A gente não sabe o que vai acontecer numa empresa privada que visa o lucro. Pode muito bem parar os investimentos” – sustenta. Ele afirma que outra questão é que, pela legislação, uma pequena operadora privada de petróleo paga menos royalties que a Petrobras pagava.

Leia também:   Inmet prevê calor e muitas nuvens no fim de semana em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível