O Sindicato Rural de São Mateus realiza um evento sobre o Programa de Resíduo Zero na Pimenta-do-Reino nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, no auditório da biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Estão programadas palestras abordando o tema Contaminação química e biológica da pimenta-do-reino.
Presidente do Sindicato Rural, Renilto Quinquim Correia destaca que os palestres serão ministradas pelo professor do Ceunes e engenheiro agrônomo Marcelo Barreto da Silva, e o engenheiro agrônomo Ricardo Dohara, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Ainda estará presente uma equipe de assistência técnica e gerencial do Senar.
Renilto relata a importância do tema das palestras, frisando que o tema resíduo zero na pimenta-do-reino gera qualidade e agrega valor ao produto, fato importante para a exportação. Segundo ele, um bom exemplo é a salmonella, que já tem um tratamento específico, como a esterilização. “Agora, o resíduo, não trata. Então é importante conscientizar os produtores a perseguirem o resíduo zero e manusear de forma correta a cultura” – afirma.
O presidente reforça que o Sindicato Rural de São Mateus tem se preocupado em capacitar os produtores, entendendo que, com produtos de qualidade e trabalho com responsabilidade, eles conseguirão obter mais renda.
Renilto acrescenta que as palestras têm o apoio do Senar, Programa Agro+ do Ceunes e Tropoc, uma empresa de produtos agrícolas do Pará. O presidente do Sindicato acrescenta que são convidados a participar produtores, técnicos e estudantes.
Foto do destaque: Arquivo/TC Digital