O Sindicato Rural de São Mateus está ofertando o serviço de consultoria técnica gratuita a produtores rurais do Município, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Iniciado há um ano, o projeto já atende a 36 propriedades e cada produtor será acompanhado pelo período de dois anos e quatro meses.

Conforme o presidente do sindicato, Renilto Correia, todos os meses os produtores recebem a visita de técnicos, que orientam em relação a gestão das atividades rurais e dos recursos financeiros. “Esse trabalho é importante para que eles aprendam a administrar suas produções e finanças, sem que fiquem endividados. Um dos grandes problemas dos produtores rurais é a falta de conhecimento para gerenciar as propriedades” – ressalta.

Com aproximadamente 300 associados, o sindicato ainda está com uma programação de cursos destinados a comunidades rurais, que acontecem durante todo o ano em diferentes localidades. Conforme Renilto, entre os dias 14 e 16 deste mês de abril, a Comunidade Santa Terezinha receberá o Curso de Doces e Salgados, que será realizado nas instalações da Igreja Católica. Já nos dias 22 a 24, os agricultores do Km 30 participarão do Curso de Aplicação de Defensivos Agrícolas, que acontecerá na fazenda de Francisco Dantas.

No dia 5, o sindicato encerrou o Curso de Primeiros Socorros para Bovinos, que foi ministrado para cerca de 10 pecuaristas da Comunidade de Santa Maria. “Ao longo de todo o ano, vamos realizar uma serie de capacitações de acordo com a demanda de cada comunidade”, explica Renilto.

SAÚDE DA MULHER
O Sindicato Rural realizará também, no próximo dia 27, de 8 às 16 horas, uma grande ação social voltada à saúde da mulher do campo. Acontecerá na Escola Família Agrícola, em Nestor Gomes (Km 41), com profissionais de saúde que realizarão exames e consultas, além de serviços de corte de cabelo, massagem e outras atividades gratuitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here