O Programa Qualificação para o Turismo, desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Setur) nos municípios de Baixo Guandu (garçom), São Gabriel da Palha e São Mateus (Bem receber o turista), deu início aos cursos nessa segunda-feira (20). A qualificação visa a atender demandas apresentadas pelos municípios e acontece em parceria com as prefeituras, que são responsáveis pela mobilização.

Para 2022, estão previstas 57 turmas, atendendo a 42 municípios e passando pelas dez regiões turísticas capixabas. “Iniciamos em junho o cronograma de qualificação que vai disponibilizar neste ano e em 2023 mais de 1.700 vagas, um investimento do Governo do Estado que visa ao aperfeiçoamento dos prestadores de serviços turísticos e à formação de mão de obra qualificada para atender à demanda do setor, criando oportunidades e tornando nosso Estado ainda mais preparado para receber os turistas”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Os cursos acontecem por meio de contrato celebrado pela Setur com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São ofertados os seguintes cursos: Bem receber o turista; Camareira – Técnicas de limpeza e arrumação; Garçom – Tipos de Serviço em Restaurantes; Cozinha Mediterrânea; Cozinha Italiana; Formação de Barista – preparo e serviço de café; Técnicas de Guiamento em Atrativos Naturais; e Técnicas para Monitor de Turismo.

Inscrições abertas

Os interessados em participar dos cursos devem procurar as secretarias de Turismo de seus municípios para se informar sobre as inscrições e datas das capacitações.

Já estão com inscrições abertas os municípios de Domingos Martins, com opções de curso de garçom, em Campinho, e camareira, em Pedra Azul. Já Marechal Floriano e Conceição do Castelo estão com inscrições abertas para curso de Bem Receber o Turista. Para o início de julho, estão abertas as inscrições para as turmas de garçom, em Viana, e Barista de café, em Cariacica.

As 57 turmas previstas para este ano vão até o mês de novembro, quando a Setur volta a identificar a nova demanda de qualificação que poderá ter início iniciar em janeiro de 2023, dentro do mesmo contrato. O Programa Qualificação para o Turismo Capixaba é coordenado pela Gerência de Gestão de Turismo da Setur: (27) 3636 8010 ou (27) 3636 8013 e pelo e mail [email protected]

Serviço:

Inscrições:

Domingos Martins – Campinho

Curso de Garçom

Data: 28 a 30 de junho e 05 e 06 de julho de 2022

Local: Centro Cultural Imperador – Avenida Senado Jefferson de guiar,275 – Centro.

Inscrições: [email protected]

Informações: (27) 32681471

 

Domingos Martins – Pedra Azul

Curso de Camareira

Data: 28 a 30 de junho e 05 e 06 de julho de 2022

Local: Casa do Turista- Entrada Rota do lagarto – Rodovia BR262, Km88, Pedra Azul

Inscrições: [email protected]

Informações: (27) 32681471

 

Conceição do Castelo

Curso Bem Receber o Turista

Data: 27 de junho a 1º de julho de 2022

Local: Auditório Secretaria de Educação – Av. José Grilo, 426 – Centro

Inscrições: [email protected]

Informações: (28) 99926.2619

 

Marechal Floriano

Curso Bem Receber o Turista

Data: 27 de junho a 1º de julho de 2022

Local: Auditório Secretaria de Educação – Rua Victor Travaglia, 71, Centro.

Inscrições: [email protected]

Informações: (27) 3288.1419

 

Foto: GovernoES/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here