A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) afirmou na noite desta quarta-feira (24) que ainda não havia sido notificada sobre a denúncia feita por um grupo de cinco deputados capixabas contra o titular da pasta Nésio Fernandes. A Sesa foi questionada sobre a denúncia e providências que pretende tomar.

Os parlamentares Carlos Von, Delegado Danilo Bahiense, Delegado Lorenzo Pazolini, Torino Marques e Vandinho Leite dizem que a razão da denúncia “é a falta de protocolo especial no Hospital Dório Silva, na Serra, para separar pacientes com suspeita do novo coronavírus daqueles que já tiveram constatada a doença”.

Desta forma, os deputados destacam que uma representação foi feita ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público Estadual (MPES) pedindo “que sejam tomadas as providências civis e criminais com o objetivo de garantir a integridade de cada cidadão atendido”.

 

VAGAS DE UTI EM SÃO MATEUS

De acordo com os dados do Painel Covid-19 do Espírito Santo, nesta quarta-feira (24) a taxa de ocupação de leitos de UTI em São Mateus era de 62,50%. Com 50 leitos de UTI para covid-19 em dois hospitais, o Município é referência no tratamento de coronavírus no Norte do Estado.

Leia também:   Adolescente é assassinado em Braço do Rio

O censo da Sesa indica que 15 dos 30 leitos de UTI para covid-19 do Hospital Roberto Silvares estavam ocupados até as 11h34 desta quarta –uma taxa de ocupação de 50%. No Hospital Meridional, que tem 20 vagas para tratamento de coronavírus contratadas pelo Estado, a taxa de ocupação era de 85% até as 11h49, ou seja, com 17 leitos ocupados.

Entretanto, de acordo com fontes ligadas a esses hospitais, a taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 100% com frequência. As mesmas fontes lembram ainda que esses dados são dinâmicos e constantemente alterados em função de altas médicas e óbitos.

O Ministério Público Federal vem cobrando do Governo do Estado maior transparência na divulgação da taxa de lotação dos leitos de UTI. De acordo com informações do MPF, no sul do Estado aconteceu de o Estado informar que havia vaga e um hospital negar atendimento por não ter a vaga disponível.

Em São Mateus há a preocupação com a possível falta de oferta de vagas, pois as informações de bastidores dos hospitais não condizem com os números que vêm sendo divulgados pelo governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here