A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) decidiu que os municípios capixabas estão autorizados a realizarem até dois mil testes de covid-19 por dia, dentro das escolas, em profissionais da educação e estudantes. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (26), pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista coletiva.

A medida foi tomada em decorrência da obrigatoriedade da presença dos alunos nas escolas da rede estadual. Não especificando quando começa a testagem e como será a logística, o secretário frisou que o Laboratório Central (Lacen) disponibilizará a estrutura de análise, para que os municípios façam a vacinação em massa.

Nésio detalha que o Espírito Santo vai comprar mais 500.000 testes de antígeno, para que seja realizada uma testagem em massa da população.

Durante a entrevista, Nésio frisa que na semana anterior o Espírito Santo chegou a mais de 50% da população com pelo menos a primeira dose de vacina contra a covid-19. No entanto, ele ressalta que aproximadamente 50% ainda estão vulneráveis.

Portanto, ele ressalta a importância de protocolos sanitários serem seguidos, lamentando que tem percebido descumprimento. O secretário destaca que os shows continuam proibidos no Estado, sendo que os restaurantes e bares não podem ter pistas de dança liberadas.

Leia também:   São Mateus tem em setembro semana com o menor número de casos desde abril de 2020

Manifestando a preocupação com o relaxamento no cumprimento de protocolos sanitários, Nésio disse que tem convicção que a variante Delta de coronavírus já circula no Estado e que é questão de tempo para o Ministério da Saúde confirmar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here